Lançado o primeiro edital do Programa Mais Esporte nas Escolas
A prefeitura publicou nesta terça-feira, 11, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) - página 21, edital de chamamento público para a seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) que irá gerenciar, executar serviços e organizar aulas esportivas em quatro escolas municipais. A atividade abrangerá 1.230 alunos. Parte do programa Mais Esporte nas Escolas, o projeto educacional Clube Escolar visa ao desenvolvimento saudável de crianças e jovens, desenvolvendo habilidades e capacidades corporais.
A ideia é que os jogos sejam incorporados às atividades do cotidiano das escolas e das comunidades locais. “Os estudos apontam que quanto mais cedo o aluno vivenciar e compreender a importância do esporte em sua vida, melhor será para o seu desenvolvimento social, motor e cognitivo. Com esse pensamento, o projeto foi construído para oferecer a possibilidade de vivenciar modalidades esportivas diversificadas, trazendo pontos positivos como o desenvolvimento de competências e de habilidades fundamentais no processo de desenvolvimento de crianças e jovens”, explica a secretária municipal de Educação, Janaina Audino.
À Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude (Smelj) caberá o acompanhamento técnico do projeto. “A implantação do Clube Escolar vai aumentar a capacidade cognitiva dos alunos, trazer benefícios à saúde e vai gerar a socialização, cooperação e construção de valores”, afirmou a secretária da Smelj, Débora Garcia.
Inicialmente, quatro escolas receberão o projeto: Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vereador Valneri Antunes, no bairro Mário Quintana; Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi; Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Presidente João Belchior Marques Goulart, no Sarandi; e Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Prof. Larry José Ribeiro, na Restinga.
Lucas Barroso