Mais de cem alunos participam de torneio de xadrez em escola de Porto Alegre

16/11/2022 20:44

Foco e concentração para fazer a melhor jogada. Mais de cem alunos de 11 escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre e uma de Canoas participaram do torneio de xadrez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini, na Restinga, na tarde desta quarta-feira, 16. A atividade fez parte do projeto Xadrez POA, da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Os estudantes foram divididos em categorias, por idade: dos 12 aos 18 anos.

Os tabuleiros usados eram oficiais, com relógios digitais, alugados da Federação Nacional de Xadrez, que também fez a arbitragem. Todos ganharam medalha pela participação. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféu, medalha especial e ainda teve a taça por equipe, para a escola melhor colocada.
 
A secretária-adjunta, Cláudia Pinheiro, destacou a importância do Xadrez POA: "A equipe envolvida no projeto está de parabéns. O que me fascina é o envolvimento de vocês, alunos, professores e familiares, com o jogo. O xadrez desenvolve muitas habilidades que melhoram a aprendizagem e o convívio, dentro e fora da escola. É uma iniciativa pedagógica multidisciplinar. Um grande projeto oferecido pela escola pública de qualidade, pela qual trabalhamos todos os dias."
 
Matheus Sebastian Machado, de 11 anos, é aluno da EMEF Aramy Silva e um craque no xadrez. A conversa com ele se resume em dedicação e foco: "Aprendi xadrez na escola com sete anos, comecei a levar a sério com dez e aproveitei para me dedicar ainda mais pandemia, com aulas virtuais. Comecei a treinar mais e mais, todos os dias, e evoluí bastante. Sigo estudando para ficar mais fera ainda e, hoje, eu tenho muito mais paciência e facilidade com o raciocínio estratégico".
 
Vanessa Felippe

Cristiano Vieira