Porto Alegre define nova proposta pedagógica para Educação Infantil

20/10/2021 15:58

A nova proposta pedagógica para a Educação Infantil da Capital já está definida. O Cenário Tempos, validado pela secretária municipal de Educação, Janaina Audino, nesta quarta-feira, 20, foi construído com a contribuição de todas as escolas desta etapa de ensino, após rodas de conversa e grupos de trabalho. Conheça aqui a nova proposta.

“Essa é uma conquista da educação de Porto Alegre. Eu não poderia estar mais feliz e orgulhosa do trabalho produzido em conjunto pela nossa equipe e professores da educação infantil do município”, afirma a secretária.

Segundo a proposta, o conceito “Tempos” da organização curricular apresenta uma estrutura baseada na relação de interdependência dos tempos, com fluidez, flexibilização, em um movimento de circularidade. “Tempos que contemplam as interações e brincadeiras, como eixos norteadores do currículo, em uma perspectiva de acolhimento”, complementa Janaina.

Para a professora Cintia Apellaniz Dubois Monteiro, coordenadora Pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Vale Verde, a proposta foi consolidada com diálogo, reflexão e muita ponderação entre os grupos de trabalho das regiões e a coordenação/assessoria da Smed. “O olhar sensível e a escuta ativa envolveu essa construção para qualificação e busca de uma identidade de rede a partir do que há de potente nas escolas”, diz Cintia.

“Temos certeza de que essa proposta, construída a muitas mãos, está adequada às concepções de infância e educação infantil, garantindo uma oferta inclusiva, criativa, lúdica e acolhedora", finalizou a titular da Smed.

Passo a passo da construção da proposta

- Após a Jornada Pedagógica, em julho, ocorreu a primeira reunião geral entre coordenadores de escolas municipais de Educação Infantil e Jardins de Praça e supervisores das turmas de Jardim das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e técnicos da Smed. Neste encontro, foi apresentada a proposta relativa à organização dos tempos na Educação Infantil. A partir desse cenário, iniciaram as reuniões regionais, entre coordenadores pedagógicos, supervisores e técnicos da mantenedora para discussão do cenário apresentado. No total, foram quatro encontros por região, entre meados de agosto e final de setembro de 2021.

- No primeiro encontro, o cenário apresentado pela Smed foi discutido. O grupo de coordenadores e supervisoras se desafiou a construir um novo cenário, baseado nas práticas e nos princípios almejados pelas diferentes escolas da rede municipal. Ao final dos quatro encontros regionais, as discussões feitas por cada região foram compartilhadas no drive da Proposta Pedagógica da Gestão Pedagógica da Smed. Em 30 de setembro, cada representante de região apresentou a sistematização de suas discussões para apreciação e avaliação dos coordenadores e supervisores. Os quatro documentos contavam com concepções e práticas comuns e, por isso, decidiu-se pela unificação dos textos e a construção de um documento único.

- Em 1º de outubro, foi apresentado o cenário da organização curricular dos tempos para as escolas que possuem turmas de Educação Infantil propondo uma estrutura de jornada/rotina que preveja os tempos de Chegar, Alimentar(-se), Cuidar(-se), Descansar, Despedir(-se), Conversar/Reunir(-se), Historiar, Propor/Oportunizar e Habitar/Desemparedar.

 

 

Antônio Bavaresco

Lissandra Mendonça

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