Porto Alegre recebe pesquisa de alfabetização do INEP

20/04/2023 18:06

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) aplicou nesta quinta-feira, 20, em Porto Alegre, a pesquisa Alfabetiza Brasil – o objetivo é dar suporte a políticas do Ministério da Educação (MEC) para combater o analfabetismo escolar.

Participaram 44 professoras de alfabetização de municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A capital gaúcha foi uma das cinco cidades escolhidas no País para as avaliações. O encontro ocorreu no auditório da Faculdade São Judas Tadeu.

"É uma iniciativa importantíssima que vai ao encontro do programa Alfabetiza+POA, que tem como objetivo qualificar os professores, atualizar as metodologias de ensino e proporcionar que a alfabetização aconteça com excelência e na idade certa", afirmou a diretora do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Cláudia Gewehr.

São coletadas informações de quem está na ponta do sistema, no que diz respeito ao conjunto de competências que caracterizam o aluno alfabetizado. Alinhar conceitos e referenciais teóricos que contemplem a extensão continental e a diversidade cultural brasileira são alguns dos desafios.

Nesse contexto, a busca será por elementos que sirvam de subsídio para definir um padrão a ser utilizado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no sentido de estipular, objetivamente, o percentual de estudantes alfabetizados até o 2º ano do ensino fundamental.

“Precisamos estabelecer esse marco, para que a política pública consiga acompanhar o processo de uma forma mais objetiva. Assim, será possível monitorar o avanço da alfabetização, que é um fator de grande relevância para o cenário educacional”, complementou Clara Machado, coordenadora-geral do Saeb.

  

 

Júlio Lemos

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes