Porto Alegre tem primeiro encontro para professores de Educação Antirracista
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu o 1º Encontro dos Espaços Educativos Afro-brasileiros e Indígenas, (EEABIs) nesta sexta-feira, 24, no Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa. O evento faz parte da programação da Semana da Consciência Negra e contou com a participação de 150 professores da rede municipal de ensino, que trocaram experiências sobre o que realizam em suas escolas.
“Este é um encontro extremamente representativo para destacar o protagonismo dos nossos alunos e do trabalho dos professores, que se dedicam à promoção da cultura negra e à educação antirracista”, comentou o secretário de Educação, José Paulo da Rosa, que prestigiou a iniciativa.
A política dos EEABis foi implantada no final de 2022 e já está funcionando ativamente em 84 das 98 escolas do município. Os espaços contam com livros, jogos, materiais pedagógicos e artigos de arte para promoção da cultura dos povos negros e indígenas.
“O objetivo é difundir a diversidade cultural, combater o preconceito e promover uma educação antirracista, conectando as crianças à história do povo negro, que ajudou a construir a identidade de Porto Alegre e de todo o Brasil”, ressalta a professora Patrícia Pereira, responsável pela Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Relações Étnicas da Smed.
Gilmar Martins