Prazo é ampliado para comunidade escolar responder questionários

27/09/2018 09:51

Por solicitação da comunidade escolar, a Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed) prorrogou o prazo para respostas aos questionários sobre a educação no município de Porto Alegre. Agora, os formulários online estarão disponíveis até sexta-feira, 28. Pais, alunos, professores, diretores, supervisores e funcionários das escolas comunitárias e da rede municipal, incluindo os técnicos lotados na sede da secretaria, podem usar os questionários para expressarem as suas opiniões sobre a educação no município e assim promover uma discussão colaborativa sobre o tema. A Smed já recebeu mais de mil respostas.

Cada formulário foi personalizado para o seu público-alvo. A iniciativa dá continuidade ao processo de escuta iniciado pela secretaria, que já ouviu 130 pessoas dos diferentes segmentos da comunidade escolar em rodas de conversa realizadas tanto nas escolas quanto na sede da Smed entre junho e julho deste ano.

Os questionários são divididos em oito temas: estrutura física das escolas, relações interpessoais, relação escola-família, aprendizagem, práticas pedagógicas, avaliação, gestão e escola ideal. O público pode acessar os questionários de qualquer computador, celular ou tablet. Para envolver um número maior de pessoas, as escolas foram orientadas a disponibilizar um espaço com computadores conectados à internet e estimular os alunos a participarem. Também podem ser utilizados computadores da sede da Smed, na rua dos Andradas, 680, 9º andar.

“O objetivo desta ação é escutar o maior número possível de pessoas da comunidade escolar e assim entender melhor como essas pessoas veem a educação na cidade, além de debater sobre o currículo e fazer parte do planejamento de 2019”, explica o secretário Adriano Naves de Brito.

Acesse os questionários:
Para alunos

Para pais

Para professores/monitores

Para supervisão, orientação e coordenação pedagógica

Para funcionários de escolas

Para técnicos da Smed

Para direção, vice-direção e dirigente

Rodas de conversa – A Diretoria Pedagógica realizou cinco ciclos de rodas de conversa, em junho e julho deste ano, envolvendo pais, alunos, supervisores, diretores, professores e monitores. A ação foi uma continuidade do trabalho feito antes do início do ano letivo 2018, quando foram realizadas reuniões individuais com as direções das 99 escolas da rede municipal de ensino (43 de educação infantil e 56 de ensino fundamental).

 

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes