Prefeitura apresenta às escolas programa para desenvolvimento sustentável

13/06/2022 18:03
Paula Maia/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Uma das propostas é inserir, cada vez mais, o cultivo de hortas no ambiente escolar

Integrantes das equipes diretivas das escolas de educação infantil e de ensino fundamental de Porto Alegre estiveram reunidos no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para conhecer o Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo do projeto da prefeitura, que vai ser desenvolvido em todas escolas municipais, é criar um novo olhar sobre o tema sustentabilidade. Tem como proposta o desenvolvimento de diferentes ações, com o apoio de  professores, funcionários e comunidades escolar. 

A secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, vai fazer a gestão administrativa do programa. Serão disponibilizados cursos de formação para orientar e auxiliar os gestores no uso das ferramentas necessárias em cada ambiente escolar . “Esse programa é intersetorial e para podermos olhar para as questões ambientais de forma correta teremos o auxílio de biólogos", destaca. Os profissionais são da empresa Ambiética Assessoria Ambiental, parceira no projeto. 

A professora Lia Wilges ressalta a prioridade da gestão municipal na promoção da cidadania ambiental. “A prefeitura entende que a escola é um local ideal para estimular práticas sustentáveis nas suas diversas dimensões: social, pedagógica, nutritiva, ambiental e de economia circular”, explica. “Pais, mestres, funcionários e os próprios alunos que, ao apropriarem-se das práticas sustentáveis no seu dia a dia, multiplicam este conhecimento e isso reverbera em toda a sociedade".

Uma das ações do projeto é inserir, ainda mais, a horta no território escolar. Sua implementação é alinhada com os propósitos estabelecidos pelos 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Uma das primeiras ações será a instalação de biodigestor em todas as escolas municipais de Porto Alegre. Esses equipamentos realizam a transformação de resíduos orgânicos em biogás e fertilizante líquido. Geram combustível sustentável para cozinhar, com autonomia de três a sete horas de consumo. Além dos projetos das hortas, fazem parte das ações previstas a instalação de placas fotovoltaicas, viveiro de mudas, relógio biológico e contêiner com telhado verde. 

Paula Maia

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes