Prefeitura convoca professores tempor√°rios substitutos

19/08/2019 13:04

A unidade m√≥vel do projeto Fique Sabendo estar√° em¬†tr√™s locais no m√™s de agosto, com orienta√ß√Ķes de preven√ß√£o, distribui√ß√£o de preservativos e testes r√°pidos e gratuitos de HIV, s√≠filis e hepatites B e C. Oferecido pela Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS), o trabalho ser√° feito por servidores, que ir√£o orientar o p√ļblico e distribuir itens de preven√ß√£o. Com seguran√ßa e privacidade, o resultado dos testes sai em cerca de 30 minutos, em dois consult√≥rios de atendimento.¬†

Nesta ter√ßa-feira, 20, das 9h √†s 12h, o √īnibus estaciona na avenida Loureiro da Silva, 445, sede do Minist√©rio da Fazenda. Sexta-feira, 23, ser√° a vez do Hospital Restinga Extremo-Sul¬†receber a unidade m√≥vel, das¬†9h √†s 15h, na¬†Estrada Jo√£o Ant√īnio da Silveira, 3700. No s√°bado, 24, os exames ser√£o oferecidos na¬†orla do Gua√≠ba, das 14h √†s 19h, durante o¬†Semin√°rio do Or√ßamento Participativo.

Não há restrição ou orientação especial para realizar os exames. Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas de um adulto ou responsável legal. A partir de 12 anos, é necessário apresentar um documento de identidade. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais.

Fique Sabendo -¬†A ideia do projeto √© ampliar a preven√ß√£o e diagnosticar precocemente as infec√ß√Ķes sexualmente transmiss√≠veis, al√©m de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve come√ßar o quanto antes. O objetivo ainda √© que pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV n√£o abandonem o uso da medica√ß√£o antirretroviral, necess√°ria √† manuten√ß√£o da qualidade de vida.

A forma mais segura de se proteger de doen√ßas sexualmente transmiss√≠veis √© usar camisinha na rela√ß√£o sexual. A popula√ß√£o tamb√©m tem acesso a testes r√°pidos nas unidades de sa√ļde de refer√™ncia, onde podem ser obtidas orienta√ß√Ķes e mais informa√ß√Ķes. Em caso de chuva forte, a programa√ß√£o pode ser alterada.

Unidade Móvel Fique Sabendo - Testes de HIV, sífilis e hepatites
20/08 - Ministério da Fazenda - 9h às 12h - av. Loureiro da Silva, 445
23/08 - Hospital da Restinga Extremo-Sul - 9h √†s 15h¬†- Estrada Jo√£o Ant√īnio da Silveira, 3700
24/08 - Orla do Guaíba - 14h às 19h, durante o Seminário do Orçamento Participativo