Prefeitura oferta oficinas a alunos do Ensino Fundamental
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) publicou na edição desta segunda-feira, 29, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) o termo de fomento com a Rede Calábria para oferta de oficinas de iniciação no mundo do trabalho para até 250 estudantes da rede municipal. Os alunos beneficiados estão matriculados do 6º ao 9º ano das escolas municipais de Ensino Fundamental Ver. Carlos Pessoa de Brum, Prof. Larry José Ribeiro Alves, Leocádia Felizardo Prestes, Rincão, Vila Monte Cristo, Sen. Alberto Pasqualini e Lidovino Fanton. O início das oficinas deve ocorrer em maio, com investimento mensal de R$ 143, 7 mil.
“Tratam-se de atividades em contraturno, que visam oportunizar aos alunos novas experiências e conhecimentos, estimulando a participação na comunidade, desenvolvendo competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo, fomentando o empreendedorismo”, afirma o secretário de Educação, José Paulo da Rosa. Serão ofertadas oficinas de padaria e confeitaria, iniciação a programação, embelezamento e barbearia, informática com ênfase em processos administrativos, social media, criatividade e inovação, e e-sports com criação de streaming.
As oficinais, fruto do termo de parceria que tem vigência de cinco anos, fazem parte do escopo do Projeto Construindo Futuros, da Rede Calábria. “Nosso objetivo é preparar os educandos para a vida profissional desde cedo. Para tal, buscamos fortalecer a formação integral dos alunos, impulsionando sua participação ativa e seu protagonismo nos processos educacionais”, destaca o vice-diretor da instituição, Vagner Ruivo.
Lissandra Mendonça