Prefeitura orienta novos professores para posse no cargo
Cerca de 180 novos professores dos 200 recentemente nomeados para atuar nas escolas municipais de Porto Alegre estiveram presentes em encontro nesta terça-feira, 29, no auditório da Secretaria de Administração e Patrimônio (Smap) para buscar orientações da coordenação da Equipe de Ingressos da prefeitura de como proceder com a documentação e os requisitos relativos à posse nos cargos. Ao total serão 337 nomeados até setembro. A grande demanda é para os cargos de professores para Educação Especial e Matemática.
“Vamos nomear mais de 790 professores efetivos até novembro. Este é um passo importante para reforçar os nossos recursos humanos e qualificar o atendimento aos estudantes", ressalta o secretário municipal de Educação, João Paulo da Rosa.
A diretora da Equipe de Ingressos da Smap, Adriana Caieron, destaca que o atendimento dá maior agilidade ao cumprimento das nomeações autorizadas e permite a resolução imediata de dúvidas dos candidatos quanto aos prazos legais de posse e documentações necessárias. "Importante destacar que aqueles candidatos nomeados que não puderam comparecer nas datas agendadas serão contatados através de e-mail para as devidas orientações. O ingresso destes servidores tem previsão de conclusão até a segunda quinzena de setembro, ocasião em que serão nomeados os demais candidatos para atendimento da autorização de 337 professores”, explica Adriana.
Uma das educadoras que estavam no encontro, a professora Ana Claudia Barella de Oliveira, já trabalha há 19 anos com estudantes da Educação Especial. "Agora estou indo para a minha segunda matrícula no Município de Porto Alegre. Estou bem feliz e realizada. Trabalho na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elyseu Paglioli, que atua somente com crianças com deficiência e autismo. Ajudamos a incentivar a autonomia e aprendizagem destes alunos", observa Ana.
A gestão atual nomeou, até agora, 876 professores efetivos, o que representa 338 professores a mais que o total nomeado, no período de 2017 a 2020, representando um incremento de 62%.
Gilmar Martins