Prefeitura publica edital para o cargo de monitor

16/12/2019 16:24
Manoelle Duarte / Divulgação PMPA
Prefeitura publica edital para o cargo de monitor
Candidato precisa possuir ensino médio completo e ter a formação específica

A prefeitura irá realizar novo concurso público para o cargo de monitor. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre e prevê uma vaga e a formação de cadastro reserva. O concurso será realizado pela Coordenação de Seleção e Ingresso (CSI) da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), com comissão julgadora composta por servidores efetivos do município. As provas serão realizadas em Porto Alegre, em datas, horários e locais a serem divulgados.

Os aprovados irão atuar nas administrações direta e fundacional, como nas secretarias municipais de Educação e de Saúde, e para formação de cadastro reserva. Entre as atribuições do cargo estão executar atividades de recreação e trabalhos educacionais de artes diversas, auxiliar a criança no desenvolvimento da coordenação motora e acompanhar a frequência diária e mensal das crianças e dos adolescentes, entre outros – inclusive em escolas da rede municipal de ensino. “Com esta ação, iremos prover a substituição dos 41 monitores que foram aprovados em concursos públicos para professor na própria Smed”, explica o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito. A Smed conta com aproximadamente 500 monitores.

Para participar, os candidatos devem ter nacionalidade brasileira ou portuguesa; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares; ter idade mínima de 18 anos completos até a data da posse e ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo. Além desses requisitos, o candidato precisa possuir ensino médio completo e ter a formação específica, com certificado emitido por instituição legalmente reconhecida, em um dos seguintes cursos: atendente de creche ou recreacionista (concluído até 2002, com carga horária mínima de 100 horas), educador assistente (concluído até janeiro de 2016, com carga horária mínima de 100 horas) e profissional de apoio à educação infantil (concluído a partir de 2015, com carga horária mínima de 160 horas).

A prova objetiva será composta por 60 questões distribuídas na seguinte ordem – Língua Portuguesa (10 questões), Legislação (15) e Conhecimentos Específicos (35).
Inscrições

As inscrições devem ser feitas, apenas pela internet, no endereço eletrônico www.portoalegre.rs.gov.br/concursos, entre as 9h desta segunda-feira, 16, e as 17h do dia 17 de janeiro de 2020. A taxa de inscrição será de R$ 75,20 e deve ser paga até 20 de janeiro de 2020, em qualquer agência bancária ou casas lotéricas. Outras informações podem ser obtidas aqui.
  

 

André Malinoski

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes