Prefeitura sensibiliza escolas para construção da cultura de paz

08/10/2019 17:08
Adriano Amaral / SMED PMPA
educação
Próximo passo inclui uma troca de experiências entre escolas participantes

A Secretaria de Educação de Porto Alegre (Smed) promoveu, na manhã desta terça-feira, 8, um workshop para representantes de escolas municipais de Ensino Fundamental que atuam como facilitadores do programa Círculos de Construção de Paz. A proposta é sensibilizá-los para desenvolver a cultura de paz dentro do projeto político-pedagógico das unidades escolares, fortalecendo ações para o diálogo, a reflexão e a comunicação não violenta. Os facilitadores que concluírem a capacitação receberão um certificado de 20 horas e material de apoio digital.

Segundo a técnica pedagógica e coordenadora do projeto da Smed, Célia Santos Peres, esse é o primeiro encontro destinado a escolas contempladas no programa RS Seguro, que reúne ações de combate à criminalidade no Estado. A característica comum entre elas é a localização em cidades e bairros com alto índice de vulnerabilidade social e criminal. Junto com Porto Alegre, outros 17 municípios gaúchos integram a iniciativa.

“Foram mapeadas regiões e escolas específicas, levando em conta índices educacionais como evasão e aproveitamento. O objetivo é desenvolver cada vez mais ações para que a comunicação não violenta esteja presente no ambiente escolar. É isso que pode transformar a vida na escola”, explica Célia.

O próximo passo inclui uma ampla troca de experiências entre as 20 unidades escolares participantes, que apresentarão ações já realizadas ou em andamento dentro do programa Círculos de Construção de Paz. A programação será entre os dias 22 e 24.

 

Vanessa Sampaio

Taís Dimer Dihl