Prefeitura vai construir novo prédio para a Emei Vale Verde

24/09/2025 10:59
Henry Rodrigues/SMED
emei
Novo espaço ficará em local próprio do município

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) publicou na terça-feira, 23, edital para contratação de empresa executora da obra do novo prédio da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vale Verde. A instituição funciona desde 1991 dentro de um condomínio residencial na Zona Norte da Capital. O novo prédio será construído na rua João da Silva Bueno, bairro Morro Santana. A previsão é que as obras sejam executadas em um ano e meio, e contem com R$ 6,5 milhões de investimento.

"Estamos solucionando definitivamente uma demanda de décadas. Com a construção da escola, em local próprio do município, vamos garantir mais segurança, conforto e tranquilidade para os pais, servidores da unidade escolar e sobretudo aos nossos estudantes", afirma o secretário de Educação, Leonardo Pascoal. "Além disso, garantimos uma escola totalmente nova, moderna, e com capacidade de atendimento ampliada. Passaremos de 73 para 180 alunos da educação infantil atendidos em termo integral", acrescenta.

“Essa é uma ótima notícia, muito aguardada pela comunidade escolar como um todo, pois representa o fim de um conflito existente, já que a escola, apesar de ser pública, está localizada em um espaço privado, o que dificulta o acesso ao prédio. Com a obra, teremos garantidos espaços adequados e amplos, que permitirão o cotidiano dinâmico que a educação infantil exige. Assim, poderemos ofertar uma educação de ainda mais qualidade para as criançasâ€, destaca a diretora da instituição, Ana Carolina Correa de Souza.

Histórico - Em 1988, os moradores do condomínio onde a escola está localizada e a gestão da Prefeitura de Porto Alegre acordaram que uma creche seria construída no endereço. Mesmo com o acordo, houve uma série de divergências a respeito do modelo de construção e de atendimento das crianças, mesmo antes da inauguração, que ocorreu em 1991. Desde então, a escola passou a conviver com a necessidade de alinhamento com a gestão do condomínio e moradores do local.

Orlando Moraes

Bianca Dilly