Professor e 19 alunos são destaque na Olimpíada de Matemática

21/11/2018 16:40

Dezenove alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre ganharam destaque na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Três estudantes conquistaram medalha de bronze e 16 receberam menção honrosa. Além disso, o professor Leandro de Oliveira Martins, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Antônio Satte e da Emef Vereador Antônio Giudice, foi premiado. A divulgação dos resultados ocorreu nesta quarta-feira, 21, no site da Olimpíada. Ao todo, 457 alunos de 25 escolas da RME participaram da 2ª fase da Obmep.

A Obmep é dividida em três níveis: 1º nível (estudantes do 6º e 7º ano); 2º nível (8º e 9º ano); e 3º nível (estudantes do Ensino Médio). Na primeira fase ocorre a aplicação de prova objetiva a todos os alunos inscritos pelas escolas. Na segunda etapa, os alunos foram avaliados por uma prova discursiva, de caráter classificatório, com seis questões, cada uma valendo 20 pontos.

A rede municipal obteve uma medalha e três menções honrosas a mais em relação ao ano passado, totalizando três medalhas de bronze e 16 menções honrosas. Os medalhistas de bronze foram: Cauã dos Santos Rodrigues, da Emef João Antônio Satte; Manuela Rocha Porto, da Emef Vereador Antônio Giudice; e Samuel Pietro Coelho Silva, também da Emef Vereador Antônio Giudice; todos do 1º nível.

Assim como no ano passado Escolas têm 15 alunos em destaque na Olimpíada de Matemática, a Emef Antônio Giudice obteve os melhores resultados entre as escolas municipais, com duas medalhas e quatro menções honrosas, conquistas que se devem ao trabalho do professor de matemática Leandro de Oliveira Martins. Inclusive, outro colégio que Leandro leciona, a Emef João Antônio Satte, também se destacou com uma medalha de bronze e duas menções honrosas. Por suas didáticas em sala de aula, o educador foi premiado pela Obmep com um diploma de homenagem e um livro de apoio à formação matemática. Somente outros três professores de Porto Alegre estão na lista de 1.114 premiados da Obmep, dois do Colégio Militar e uma do Aplicação da Ufrgs.

Para Leandro, os resultados positivos se devem à continuidade do trabalho, uma vez que, desde 2013, seus alunos são incentivados a participar da Olimpíada de Matemática. “O mais importante foi a iniciação deles desde pequenos, se adaptando às exigências da Obmep”, comenta Leandro. Além disso, ele destaca o esforço coletivo das Emefs João Antônio Satte e Antônio Giudice para criar uma equipe de matemática. “A gente trabalhou muito para consolidar uma equipe. Foi uma parceria entre alunos, famílias, direções e demais professores”, comemora o professor.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a Obmep é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC) e realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A ação busca identificar jovens talentos e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas. Em 2018, cerca de 18,24 milhões de crianças e jovens de 54,5 mil escolas participaram da Olimpíada.

Premiados 
Nível 1 (estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental) 

Medalha de bronze 
Cauã dos Santos Rodrigues – Emef João Antônio Satte
Manuela Rocha Porto – Emef Vereador Antônio Giudice
Samuel Pietro Coelho Silva – Emef Vereador Antônio Giudice

Menções honrosas 
Isaac Rodrigues Jardim – Emef Vereador Antônio Giudice 
Jenifer Souza Albano – Emef Presidente João Belchior Marques Goulart 
Matheus Silveira de Oliveira – Emef João Antônio Satte 
Miguel Marques Duarte – Emef Presidente João Belchior Marques Goulart 
Murilo Xavier Lopes – Emef Vereador Antônio Giudice 
Thayllor Wendler Marques Silveira – Emef Pepita de Leão

Nível 2 (estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental)

Menções honrosas
Bernardo Santos Nilson – Emef Chapéu do Sol 
Cristofer Farenzena Sanhudo – Emef Dolores Alcaraz Caldas
Gabriel Pedroso Guimarães – Emef Neusa Goulart Brizola
Guilherme de Berthem da Silva – Emeb Dr Liberato Salzano Vieira da Cunha
Nely Sellena Roveda Castro – Emef Presidente João Belchior Marques Goulart 
Paola da Rosa Nobia – Emef Mário Quintana 
Rafaela Rodrigues da Silva – Emef Vereador Antonio Giudice 
Rubim Miguel de Oliveira Dutra – Emef Mário Quintana 
Thiago Adriel Oliveira de Lima – Emef João Antônio Satte

Nível 3 (estudantes do ensino médio) 

Menção honrosa 
Pablo Henrique Ribeiro da Silva – Emem Emílio Meyer

Fernando Campos (estagiário) / Supervisão: Cristina Lac

Denise Righi