Professores e servidores começam curso de pós-graduação em parceria com a Unisinos

12/09/2022 16:49
Vanessa Felippe /SMED/ PMPA
Educação
Aula inaugural ocorreu no campus de Porto Alegre da universidade

Uma aula inaugural na tarde desta segunda-feira, 12, marcou o início de uma parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O convênio vai proporcionar qualificação acadêmica para professores da rede municipal de ensino e servidores da pasta. O evento ocorreu no campus de Porto Alegre da universidade.

Ao todo, são 68 vagas: 18 gestores iniciaram na última sexta-feira, 9, o Mestrado Profissional em Gestão Educacional; e 50 professores começaram, há um mês, a Especialização em Desenvolvimento e Criação de Práticas Pedagógicas Inovadoras. O investimento total da Smed, para financiar todas as bolsas de estudo, é de R$ 1.512.459,80. A contrapartida da Unisinos se dá por meio do corpo docente e infraestrutura. O processo de seleção dos aprovados foi feito via edital.

A secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, destaca que a capacitação e a formação continuada dos professores e gestores são prioridades. "É fundamental dizer que os conhecimentos adquiridos na universidade irão voltar para as nossas escolas e alunos. Os professores serão multiplicadores de novas práticas de ensino e aprendizagem. Isto é importante em um período pós-pandemia, quando muitas dinâmicas mudaram e nós precisamos de soluções inovadoras", afirma Sônia.

Atualização - A coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão Educacional, Ana Cristina Ghisleni, está satisfeita com a parceria. "Nós, as universidades, não estamos isoladas da cidades. Poder contribuir com a educação pública é motivo de alegria e orgulho. Os cursos atendem às necessidades deles, foram pensados para a rede municipal de ensino", explica.

A duração dos cursos é de dois anos. Cínthia Mayer, vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Guerreiro Lima, na Lomba do Pinheiro, está ansiosa para aprender e se atualizar. "O que me motivou a concorrer foi a necessidade de uma atualização em um período pós-pandêmico. Quem ganha são nossos alunos, até porque o enfoque da nossa especialização é a criatividade", comemora.  

 

 

Vanessa Felippe

Gilmar Martins