Programa Vou à Escola dobra número de beneficiários em oito meses
O Programa Vou à Escola, da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que garante gratuidade no transporte coletivo a estudantes de baixa renda, registrou um crescimento de 91,6% em 2025. Em apenas oito meses, o número de beneficiários praticamente dobrou: passou de 4.557 estudantes em março, para 8.731 em novembro.
Também houve melhora na agilidade do atendimento. Em março, o tempo médio de análise do benefÃcio chegava a 60 dias após a solicitação. Hoje, o perÃodo foi reduzido para no máximo 24 horas, acelerando a entrega do cartão aos alunos que dependem do transporte para frequentar as aulas.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, a ampliação e a qualificação do serviço são resultado de um conjunto de ações implementadas desde março. "Reconhecendo a importância do programa para a permanência dos nossos alunos na escola, identificamos oportunidades de melhoria e adotamos medidas como a padronização dos fluxos, capacitações para as escolas, envio de orientações constantes por e-mail e ajustes nas equipes de análise", explica.
Solicitações - Têm direito ao benefÃcio crianças da Educação Infantil e seus acompanhantes, e estudantes de baixa renda do Ensino Fundamental das redes municipal, estadual ou federal que não conseguem vaga em escola próxima da residência (entre 1 e 2 quilômetros de distância).
A solicitação deve ser feita diretamente na escola, mediante entrega da documentação pelo responsável ou pelo aluno. A instituição encaminha o pedido do cartão TRI à Smed, que realiza a conferência das informações. Após a aprovação, o estudante é avisado pela escola para retirar o cartão no local indicado.
Bianca Dilly