Projeto que ensina inglês a moradores de rua é premiado

04/07/2019 10:55
Maristela Rabaiolli/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Já são 80 pessoas em situação de rua que frequentam as aulas

Um projeto que ensina língua estrangeira a moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade social venceu seleção nacional promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação. A ganhadora é a professora Maristela Rabaiolli, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, localizada no Centro Histórico e especializada no atendimento a esse público, que embarca nesta quarta-feira, 3, para uma temporada de dois meses de estudos no Canadá.

O projeto foi um dos 99 selecionados pelo edital do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá. “Ensino e aprendizagem de língua adicional para moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade” ficou em primeiro lugar na Região Sul na categoria Ensino Fundamental Anos Finais. O primeiro mês na Fanshawe College, na cidade de London, será para o aperfeiçoamento dos estudos em língua inglesa e o segundo, para formação em Educação. Ela recebeu passagens, curso de formação, ajuda de custo, seguro saúde e alojamento em casa de família.

O projeto começou no ano passado e alcançou toda a escola, chegando a cerca de 80 frequentadores da Emef Porto Alegre. “Os estrangeirismos estão presentes no cotidiano da vida e na própria Língua Portuguesa. Tivemos muitos turistas em 2014 por ocasião da Copa do Mundo e eles manifestaram que sentiram a falta do conhecimento de outras línguas”, diz Maristela.   

  

 

Cristina Lac

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes