Publicado edital para ampliar ensino da dança nas escolas municipais

13/01/2022 14:02

A prefeitura irá firmar parceria com entidades para oferecer aulas de dança aos alunos da rede municipal. O edital de chamamento público está publicado na edição desta quinta-feira, 13, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). A expectativa é atender 600 estudantes - do 1º ao 9º ano - das escolas Senador Alberto Pasqualini, José Loureiro da Silva, Pepita de Leão, Deputado Victor Issler e Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Serão selecionadas organizações da sociedade civil (OSC), sediadas em Porto Alegre, para firmar Termo de Colaboração com as secretarias municipais da Educação e da Cultura.

O edital é destinado à administração e gerenciamento de escolas preparatórias de dança, a Companhia Jovem de Dança e - no eixo de atendimento para estudantes da Rede Municipal de Ensino - na Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, realizando a contratação de profissionais e serviços para o desenvolvimento de aulas, ensaios, apresentações públicas didáticas, atividades educativas, artísticas e de formação.

“A dança é uma forma de conhecer o mundo e de se reconhecer. Conhecer seu próprio corpo e suas possibilidades expressivas, conhecer o corpo do outro, conhecer a diversidade de expressão e a capacidade criativa e de potencialização do sensível. Como arte que não se faz sozinha, e sim no coletivo, é um exercício de relacionamento, solidariedade e cooperaçãoâ€, diz a secretária municipal de Educação, Janaina Audino.

O projeto amplia a diversidade de linguagens e expressões culturais de dança oferecidas nas escolas, que incluem balé, danças folclóricas, danças urbanas, jazz, flamenco, dança contemporânea, danças de salão, entre outras.

Projetos - A Escola Preparatória de Dança (EPD) é um projeto de formação em dança criado em 2014, dentro da Companhia Municipal de Dança, em uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Cultura.

A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre foi criada como projeto-piloto em 2014, também em uma parceria entre a Cultura e Educação. É composta por instrutores, bailarinos, coreógrafos profissionais e atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança e a Companhia Jovem de Dança. É responsável pelo processo de formação profissional dos integrantes da Companhia Jovem de Dança e pelo programa EducaCena.

A Companhia Jovem de Dança reúne alunos da rede municipal que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança. Os integrantes são orientados pelos bailarinos/instrutores da Companhia Municipal de Dança para sua completa formação.

"A inclusão da dança na escola é uma ação que transforma não só a vida dos alunos, mas de toda comunidade. A Cia Municipal de Dança cumpre essa missão, resgata a valorização da arte da dança democratizando seu acesso e torna-se referência para crianças e jovens, que podem acreditar em um futuro para dança na nossa cidade", destaca o diretor do Centro Municipal de Dança Airton Tomazzoni.

 

Antônio Bavaresco

Lissandra Mendonça