Publicado edital para contratação de professores do quadro efetivo da Smed
Foi publicado na edição do Diário Oficial desta terça-feira, 28, Edital de nº 073/2021, para provimento de cargos de professor na Educação Infantil e professor Anos Iniciais do Quadro de Administração Direta para atuação na Secretaria Municipal de Educação. As provas serão teórico-objetivas, de redação e de títulos.
Para a vaga na Educação Infantil, o candidato deve ter Licenciatura Plena em Pedagogia, ou Licenciatura em Pedagogia/Séries Iniciais ou Magistério ou Curso Normal de pós Médio Normal ou Ensino Médio modalidade Normal ou Curso Normal Superior. Já para a vaga de Anos Iniciais é necessária a comprovação de Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia ou Licenciatura em Pedagogia/Pré-escolar ou Licenciatura em Pedagogia/Educação Infantil ou Magistério ou Curso Normal de pós médio-Normal ou Ensino Médio Modalidade Normal ou Curso Normal Superior.
O concurso para provimento dessas vagas do quadro efetivo estava represado desde 2019. Através dele serão providas vagas do quadro de Recursos Humanos das escolas, para ano letivo de 2022, que até então eram feitas por contratação temporária.
“Desde o início de 2021, a Smed tem priorizado ações para preencher as lacunas de recursos humanos da rede, de forma a garantir o atendimento dos nossos alunos, foco da nossa gestão”, explica a secretária Janaina Audino. Ao todo, entre servidores e professores temporários, quase 1,5 mil vagas foram preenchidas desde o mês de janeiro. “Além disso, abrimos o remanejo ponto a ponto, que não acontecia há dois anos, o que qualifica a vida funcional do servidor. Ampliamos ainda a carga horária, com mais de 700 regimes concedidos, garantindo assim o atendimento em sala de aula”, acrescenta a titular da Smed.
“A gestão de RH é um grande desafio na gestão pública. Mas estamos buscando as melhores soluções para o fechamento dos quadros das escolas, cumprindo assim com nossa prioridade que é o atendimento aos alunos. A realização deste concurso, já no início de uma gestão, demonstra a preocupação em suprir a carência de recursos humanos na rede. Até que o processo esteja concluído, outras soluções temporárias serão adotadas para garantirmos o atendimento dos nossos estudantes”, finaliza Janaina Audino.
Andrea Brasil