Recuperação da EMEI Miguel Velasquez entra na etapa final
Começou nesta segunda-feira, 21, a etapa final dos serviços de recuperação da Escola Municipal de Educação Infantil Miguel Granato Velasquez. Localizada no bairro Sarandi, na Zona Norte, é uma das 14 escolas próprias do municÃpio atingidas pela enchente de maio. O investimento total previsto na revitalização é de R$ 444 mil e a conclusão está estimada para a primeira quinzena de novembro.
Atualmente, o prédio da EMEI recebe a finalização dos reparos elétricos, pinturas internas e externas e a instalação de aberturas e portas. A recuperação incluiu ainda a limpeza do espaço, novos revestimentos, instalações elétricas e hidrossanitárias, forros, pisos e iluminação.
Em razão dos trabalhos, os 137 alunos da escola são atendidos em espaços provisórios. Duas turmas de berçário e maternal, com 38 alunos, estão alocadas em salas modulares do prédio original da escola, menos atingidas pela enchente e já recuperadas. Demais estudantes têm aulas no Sesi Rubem Berta, locado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), que abriga parte das turmas da Miguel Velasquez e da EMEI Vila Elizabeth. O transporte até o Rubem Berta é gratuito, em ônibus especÃfico para crianças pequenas, fretado pela Smed.
Reconstrução - O serviço na EMEI Miguel Velasquez integra o Plano Estratégico de Reconstrução de Porto Alegre, estruturado em seis eixos: recuperação da infraestrutura e de equipamentos públicos, habitação de interesse social, projetos urbanos resilientes, recuperação de atividades empresariais e financiamentos, adaptação climática e monitoramento e transparência.Â
Samuel Bizachi