Recuperação da Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha atinge 95% de conclusão
O serviço de recuperação da Escola Municipal de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha está na reta final, com 95% de conclusão. Localizada no bairro Sarandi, na Zona Norte, trata-se da maior instituição de ensino da prefeitura, com 1,7 mil alunos. A unidade foi uma das 14 escolas próprias da Secretaria Municipal de Educação (Smed) atingidas pela enchente de maio. A previsão é de que os reparos terminem ainda em novembro.
O prédio vem recebendo obras que vão do piso ao teto, passando por partes de hidráulica e elétrica, pintura, conserto de paredes, acessibilidade e instalação de novo sistema de proteção contra incêndios. Os serviços são fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) e executados com verba da doação de R$ 7,95 milhões das empresas Ambev e Gerdau, por meio do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática da prefeitura.
“É uma reforma completa para oferecer um retorno seguro e mais confortável, com plenas condições para a realização das atividades escolares”, afirma o secretário de Educação Maurício Cunha. “Enquanto a obra prossegue, os estudantes são atendidos em espaços temporários, locados pela Smed, na sede do Clube Comercial Sarandi e na Casa Paroquial da Igreja São José, ambos próximos ao prédio da escola”, acrescenta.
“O apoio da iniciativa privada permitiu uma celeridade maior na realização das obras dos equipamentos públicos atingidos pela enchente histórica”, avalia o coordenador-geral do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática de Porto Alegre e secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.
Estratégia - Anunciado pela prefeitura em junho de 2024 e instituído por lei em julho, o Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática é responsável pelo planejamento, desenvolvimento e execução de ações e projetos voltados para a restauração da infraestrutura, adequação ao clima e mitigação dos impactos sociais, ambientais e econômicos decorrentes dos eventos climáticos extremos ocorridos neste ano em Porto Alegre. Promove a integração entre os órgãos municipais para buscar soluções mais rápidas e eficazes. Desde a sua criação, várias obras já foram concluídas, enquanto outras seguem em andamento ou em fase de projeto.
Samuel Bizachi