Reforço nos programas da Smed pauta reunião com escolas infantis

23/08/2018 18:50
Manoelle Duarte / Divulgação PMPA
Educação
Secretário Adriano Naves de Brito comandou encontro com direções das escolas

Aumento nos repasses, reforço nos programas de incentivo à leitura e nas estratégias de segurança nas escolas foram algumas das principais pautas da reunião do secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, com diretores das 43 escolas municipais de educação infantil, nesta quinta-feira, 23, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed). As ações também serão anunciadas às direções das escolas fundamentais, em reunião específica com o grupo. Também participaram a secretária adjunta, Ivana Genro, que deu orientações para o período eleitoral, e os diretores e gerentes de unidades da secretaria.

A partir do terceiro semestre deste ano, os recursos repassados pela Smed para cada escola da rede municipal de ensino tiveram um aumento de 135% por aluno, conferindo maior autonomia aos diretores para uso da verba. A política de leitura também está sendo incrementada, com a destinação R$ 550 mil, o dobro em relação ao ano passado. O programa Redes de Leitura envolve recursos adicionais para a ampliação do acervo das escolas e é composto pelo Adote um Escritor, já consagrado na rede, o projeto Baú de Histórias, que terá sua circulação ampliada, pela visita anual dos alunos da rede à Feira do Livro, além do Elefante Letrado, plataforma eletrônica de leitura que tem cerca de 200 licenças doadas para a Smed.

Já as ações de segurança serão implantadas em duas frentes, com medidas pedagógicas e estruturantes para construção de uma cultura de não violência nas escolas. “A educação trabalha com a perspectiva do contato e da solução de conflitos por meios não violentos. Devemos, sim, formar cidadãos para uma cultura de paz”, disse o secretário. Em parceria com a Cruz Vermelha, que já vem atuado junto a escolas da Lomba do Pinheiro, estão sendo desenvolvidos protocolos de ação para situações de riscos. Já em parceria com o Tribunal de Justiça, serão implantados os Círculos de Paz e de Justiça Restaurativa.

As medidas que estão sendo preparadas para melhorar a conectividade e as comunicações nas escolas também estiveram na pauta. Ao final, o secretário destacou a importância do empenho dos diretores no planejamento do calendário escolar. Na reunião, foi deflagrado o início do planejamento do calendário de 2019. “É fundamental que as famílias saibam todas as datas antecipadamente para que possam se programar”.

 

Denise Righi