Retomada do ensino infantil na Capital registra mais de 90% das escolas abertas

24/02/2021 18:27
Alex Rocha/PMPA
EDUCAÇÃO
Secretária de Educação, Janaina Audino, acompanhou de perto a movimentação

A reabertura das escolas da rede pública municipal de Porto Alegre se deu de forma tranquila e com adesão de 90%, entre a rede própria e as escolas comunitárias. Um total de 244 das 251 escolas mantiveram suas portas abertas para receber os alunos do infantil. Na rede própria, 38 das 42 escolas funcionaram normalmente. Durante todo o dia, os pais compareceram às escolas, retomando uma rotina que há muito tempo não era possível. As aulas para o 1º ano serão retomadas nesta quinta-feira, 25, e para o 2º, na sexta-feira, 26.

A secretária municipal de Educação, Janaina Audino, acompanhou de perto a movimentação. Na primeira hora da manhã, esteve na sala de situação do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic), onde pode monitorar 33 das 42 escolas da rede própria municipal. Durante o tempo todo, foi abastecida, em tempo real, pelo setor de monitoramento, que atualizava os dados de abertura das unidades e comparecimento dos alunos. 

“Precisamos manter esse vínculo do aluno com a escola e o planejamento previsto, com o revezamento alternado presencial, além, é claro, da questão sanitária e da atenção às necessidades das famílias. Como gestora pública, me conforta saber que tivemos tamanha adesão da população à estratégia proposta”, afirmou.

Apesar de algumas dúvidas logo nas primeiras horas, aos poucos os pais foram chegando com seus filhos e encontrando escolas preparadas, com o devido distanciamento social, protocolos sanitários e limpeza dos ambientes. Dos 1.032 trabalhadores temporários que tiveram a contratação aprovada pela Câmara Municipal, 818 já estão nomeados e outros 185 assinaram contrato nesta quarta-feira, num total de 1.003.

Do Ceic, foi possível acompanhar a chegada dos familiares e o atendimento das equipes pedagógicas. Durante a tarde, Janaina Audino percorreu escolas, conversou com as equipes diretivas, com pais e servidores, antes de atender os jornalistas. “É fundamental ressaltar, como pode ser constatado pela própria imprensa, que os nossos ambientes são bem mais seguros do que alguns espaços públicos onde as crianças circulam quando não estão na escola”, salientou, enquanto visitava a Escola Municipal de Educação Infantil Vila Elizabeth.

Ao longo desta quarta-feira, mais de 2 mil crianças retomaram as atividades escolares presenciais em Porto Alegre. Nesta quinta-feira, será a vez do 1º ano do Ensino Fundamental. A 2ª série retorna na sexta-feira.

  

 

Antônio Bavaresco

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes