Secretário de Educação apresenta ações da gestão na Câmara

22/11/2018 19:07

O secretário Adriano Naves de Brito fez uma apresentação na manhã desta quinta-feira, 22, na Câmara Municipal de Vereadores, sobre os quase dois anos de gestão à frente da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e projetos para o futuro. Ele destacou a sua visão sobre a pasta. “As secretarias de educação em sua maioria se comportam como secretarias apenas de suas redes próprias. Nós queremos ampliar este olhar para todo o ecossistema educacional, cuidar da educação infantil e fundamental oferecida na cidade”, explicou.

Ao recapitular a nova rotina escolar, salientou que as mudanças proporcionaram 30% a mais de tempo do professor em sala de aula, inclusive com o fim da dispensa dos alunos às quintas-feiras para a realização de reuniões pedagógicas. Falou ainda sobre o curso de gestão oferecido a diretores na ESPM em parceria com o Instituto Jama. Outra novidade citada pelo secretário foi o início do serviço de portaria nas escolas. Também para melhorar a gestão, os repasses feitos às escolas receberam um incremento médio de 137% para que as direções possam executar melhor os serviços necessários para o bom funcionamento das instituições de ensino. Os programas Adote um Escritor e Baú de Histórias, pertencentes à Rede de Leitura da Smed, também ganharam reforço nos recursos.

Os editais também foram tema da apresentação, com a previsão de aumento de vagas para educação infantileducação especial e atividades no contraturno. O secretário lembrou, ainda, atividades como o apoio oferecido à realização do Encontro Compras Públicas e Agricultura Familiar na Alimentação Escolar.

A estrutura da Smed também foi alterada e agora conta com três diretorias (Pedagógica, de Parcerias e de Recursos Humanos), além das unidades de apoio.

Escolas comunitárias lembrou também que o aumento de 30% no repasse para as instituições comunitárias em 2018 já se reflete na realidade dessas escolas – o que irá melhorar ainda mais em 2019, quando receberão um incremento de mais 15%. Nesta gestão, já foram criadas mais de 2,6 mil vagas de educação infantil. A gestão também estendeu o conceito de escolas comunitárias para o Ensino Fundamental, com assinatura de termos de parceria com a Pequena Casa da Criança e a Escola Horto Madre Raffo. 

Luzia Lindenbaum

Denise Righi