Secretário de Educação recebe demandas da comunidade
O secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, se reuniu nesta terça-feira, 20, com diferentes setores da comunidade. Pela manhã, o conselho tutelar da região 4, da zona Leste da cidade, esteve na sede da secretaria para tratar da demanda da região por vagas de educação infantil. À tarde, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes (Cece) da Câmara de Vereadores promoveu reunião para tratar sobre o combate à violência no ambiente escolar e sobre as vagas das escolas municipais de ensino fundamental Unidos da Paineira, no Partenon, e o Jardim de Praça Pica-Pau Amarelo, no Centro Histórico. Ao fim da tarde, um grupo de mães de alunos da Pica-Pau Amarelo esteve na Smed, onde se reuniu com o secretário e a diretora pedagógica, Maria Claudia Callegari, para tratar sobre o fechamento do anexo da instituição de ensino, previsto em termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado no ano passado com o Ministério Público.
O secretário explicou a situação de cada escola. Os alunos matriculados na Unidos da Paineira serão transferidos para outras instituições de ensino da região, já que a escola funciona em um prédio alugado desde a interdição pela Defesa Civil do local original, em 2010. Por questões administrativas, a prefeitura não pode efetuar o pagamento do aluguel e a escola sofre ação de despejo do imóvel.
Pica-Pau Amarelo - Em 2017, a Smed assinou TAC para manter apenas neste ano o funcionamento do prédio anexo da Pica-Pau Amarelo, o que é irregular pela legislação vigente. A escola manterá o atendimento no local original como jardim de praça em 2019. “Explicamos às comunidades que a Smed está tomando essas medidas para corrigir irregularidades históricas sem prejudicar o atendimento à população”, afirma o secretário.
Denise Righi