Secretário faz visita técnica à escola com o melhor Ideb da rede

07/09/2018 16:47
Manoelle Duarte / Divulgação PMPA
Secretário faz visita técnica à escola com o melhor Ideb da rede
Imersa em uma área verde do bairro Protásio Alves, Emef tem 420 alunos

Planejamento, autonomia da equipe diretiva e muita aula e exercício. A receita parece simples, porém demanda esforço e comprometimento coletivos. Para conhecer os detalhes do ambiente que rendeu a melhor nota no Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na história da rede municipal de ensino, o secretário Adriano Naves de Brito realizou reunião de trabalho na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Íris do Amaral, nessa quinta-feira, 6. A instituição não só alcançou a meta para os Anos Iniciais do Ideb, de 6 em uma escala de zero a dez, como a ultrapassou, com 6,3, superando ainda a média nacional do exame, de 5,8. No Ideb de 2015, a nota da Ana Íris foi de 5,1. 

“A escola teve um salto de mais de um ponto na nota e isso mostra que aqui existe um trabalho consistente e toda a escola está de parabéns. O objetivo dessa visita técnica é o de compreender melhor as variáveis que influenciaram no bom resultado para que mais escolas também consigam evoluir e para que a Ana Íris mantenha seu patamar de ascensão”, disse Brito, que foi ao local acompanhado da diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Maria Cláudia Bombassaro. Participaram da reunião o diretor da escola, Getúlio Fagundes, a vice-diretora, Rosane Carneiro, e as coordenadoras pedagógicas Fátima Rocheli Dalpiaz e Adriana Bassi. 

De acordo com a equipe diretiva, um conjunto de fatores contribuiu para a conquista, especialmente a exposição dos alunos a um número maior de horas em sala de aula e em contato com o mesmo professor. Foram mais aulas principalmente de português e matemática. Conforme o diretor, os alunos do 5º ano que realizaram a prova para o Ideb no ano passado estudaram em tempo integral nos quatro anos anteriores. “São alunos muito fortes cognitivamente, com uma boa base, e que cresceram em socialização e conhecimento”, atesta Rocheli, a professora que assumiu as duas turmas de 5º ano da escola em 2017 e que neste ano atua na coordenação pedagógica.

Também conforme Getúlio, a professora Rochele, que neste ano está na coordenação a convite da direção, assumiu as duas turmas de 5º ano da escola, sendo que para isso foi preciso até trocar o turno de uma delas, após consulta às famílias. “Fizemos um remanejo interno para que as turmas tenham professores com o perfil mais adequado possível a suas características”, explica o diretor. Outro fato determinante para a conquista foi a aplicação de exercícios e simulados para familiarizar os alunos com a prova. 

Imersa em uma área verde do bairro Protásio Alves, a Emef Ana Iris tem 420 alunos e 42 professores e é bastante concorrida pela comunidade da região. A reunião de trabalho também marcou o início do planejamento do ano letivo de 2019 para a escola. 

Saiba mais:
Escola Ana Íris do Amaral supera meta do Ideb nos Anos Iniciais

 

 

Andrea Brasil