Secretários de cinco capitais defendem retomada das aulas 100% presenciais

26/01/2022 17:31

A secretária municipal de Educação, Janaina Audino, participou nesta quarta-feira, 26, em São Paulo, do I Encontro dos Secretários Municipais de Educação das Capitais. Representantes de cinco capitais se reuniram na sede da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para troca de experiências. Como consenso do debate, os gestores defenderam que o início do ano letivo de 2022 ocorra no formato 100% presencial, pelo menos nestas cinco capitais.

Os secretários também abordaram a importância da escola, enquanto equipamento educacional e de proteção social às crianças, e a necessidade de mantê-la aberta durante a pandemia. “Temos desafios comuns e juntos podemos pensar em soluções práticas. A comunhão deste movimento de secretários iniciou entre Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, sob a liderança da colega do Paraná, e logo contamos com a participação dos secretários de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Essa troca enriquece a nossa gestão e possibilita a construção de estratégias conjuntasâ€, comentou Janaina.

Além de Janaina, participaram a secretária de Curitiba, Maria Sílvia Bacila; o secretário de Recife, Frederico Amâncio; o secretário do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, além do secretário de São Paulo, Fernando Padula, anfitrião do encontro. Os gestores também visitaram escolas da capital paulista.

A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 23 de fevereiro, no Rio Janeiro, e deverá abordar as estratégias sobre recuperação e aprendizagem na rede pública de ensino.

Antonio Bavaresco

Lissandra Mendonça