Smed orienta sobre eleição de diretores e vices da rede municipal
As orientações para a eleição de diretores e vices da rede municipal de Educação foram repassadas pela comissão eleitoral da Secretaria Municipal de Educação (Smed) na tarde desta sexta-feira, 28. O secretário Adriano Naves de Brito deu as boas-vindas aos presentes na reunião, no auditório da Smed, e destacou a importância das mudanças no processo de escolha dos novos gestores.
“A nova lei, que foi amplamente discutida e aprovada pela Câmara Municipal, está alicerçada em três eixos – o aluno como centro da aprendizagem, a participação ativa dos pais e o fortalecimento da liderança da direção forte”, explicou o secretário para a plateia.
O pleito para a gestão 2020/2024 vai ocorrer com a seguinte distribuição de peso na votação: 50% para os pais; 35% para os integrantes do magistério e funcionários das escolas; e 15% para os alunos maiores de 12 anos. Nas escolas municipais de Educação Infantil (Emeis), onde não há representação de alunos, o peso fica distribuído em 55% para os pais e 45% para os integrantes do magistério e funcionários das escolas.
As escolas têm até 12 de março para publicarem o edital convocando para a eleição. O pleito em primeiro turno ocorre em 15 de abril. Os recursos e resultados serão divulgados dia 17 de abril. No dia 30 do mesmo mês, a Smed homologa o resultado. Em caso de segundo turno, nova votação será realizada dia 30 de abril. No dia 4 de maio, serão divulgados os recursos e resultados. A Smed homologa o nome dos vencedores em 15 de maio.
As orientações sobre o processo eleitoral foram dadas pela coordenadora da Unidade de Regulação Escolar, Célia Trevisan. Dúvidas sobre a eleição de diretores e vices podem ser encaminhadas para o e-mail comissaoeleitoral@smed.prefpoa.com.br.
Rui Felten