Smed promove roda de conversa com escritoras negras gaúchas

19/11/2019 19:28
Raphaela Auad/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Encontro fez parte da programação da 29ª edição da Semana da Consciência Negra da Smed

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) recebeu, nesta terça-feira,19, as escritoras Ana dos Santos, Eliane Marques, Jacira Fagundes, Lilian Rose da Rocha, Lúcia Helena dos Santos e Maria Cristina dos Santos para uma grande roda de conversa que fez parte da programação da 29ª edição da Semana da Consciência Negra da Smed.

O intuito desses encontros é fazer com que as escolas conheçam novos escritores e diversifiquem os nomes dos autores abordados em aula, para que possam apresentar outras opções de leituras às crianças. Além disso, o encontro também possibilitou trocas de experiências e um debate sobre a importância da escrita e leitura no contexto escolar. 

"Existem muitos escritores negros pelo Brasil, uma multiplicidade que a gente pode aproveitar e utilizar nas escolas", diz Maria Cristina dos Santos.

No decorrer da conversa, as autoras mostraram seus livros e apresentaram projetos que incentivam e propagam a leitura de obras que enfocam a diversidade e as relações étnico-raciais. Dentre eles, os professores conheceram um pouco mais do Sopapo Poético, sarau afro-brasileiro, e da Escola de Poesia, abordado pela poeta Eliane Marques. 

  

 

Geovana Benites (estagiária), com supervisão de Cristina Lac

Rui Felten