Smed realiza formação sobre direitos humanos na Educação Infantil
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou, na manhã desta quinta-feira, 8, o primeiro dos quatro encontros da formação "O trabalho em Direitos Humanos na Educação Infantil". A capacitação é destinada aos coordenadores pedagógicos das Escolas Comunitárias de Educação Infantil e se repete agora à tarde e nesta sexta-feira, 9, também em dois turnos, para diferentes grupos. O evento ocorre no auditório da Smed, localizado na rua dos Andradas, 680, 6º andar, Centro Histórico.
Quem ministra a formação é a pedagoga e mestre em Educação Patrícia da Silva Pereira, assessora de Igualdade Racial/Diversidades da diretoria Pedagógica da Smed. Nesta manhã, logo na chegada, os participantes receberam um kit sobre a etnia Mbyá-Guarani, produzido pelo Programa de Apoio às Comunidades Indígenas. Cada sacola possui um texto com a legislação dos direitos humanos e quatro peças de artesanato produzidas por comunidades Mbyá-Guarani, como bonecos, cestos, colares e chocalhos.
De acordo com Patrícia, o conteúdo dos kits apresenta a parte teórica da formação enquanto a palestra traz a parte prática. Portanto, durante o treinamento, a pedagoga explicou a importância de respeitar diferentes grupos sociais em sala de aula, como índios, quilombolas, negros e LGBTs. Sobre o objetivo de abordar direitos humanos na educação infantil, ela explica que a proposta é humanizar as relações. “Humanizar a relação é enxergar no outro a humanidade que há em mim. É ter empatia e entender o outro”, disse a pedagoga.
Além disso, a formação tratou de representatividade nas escolas, ressaltando a importância de adquirir materiais para diferentes públicos. Nessa parte da palestra, Patrícia apresentou exemplos de objetos que cumprem essa função, como livros infantis e bonecas de diferentes etnias, ensinando as crianças a entenderem e respeitarem as diferenças.
A formação "O trabalho em Direitos Humanos na Educação Infantil" é dividida em quatro turmas, cada uma com um horário. As turmas recebem a mesma formação e os mesmos materiais.
Denise Righi