Trabalhadores temporários da Smed recebem a primeira remuneração

03/04/2021 08:12
Giulian Serafim / PMPA
Administração e patrimônio
Contratos foram assinados em fevereiro. São auxiliares de serviços gerais, de cozinha e cozinheiras

Cerca de mil trabalhadores temporários da Educação receberam o primeiro salário no último dia 30. Eles foram aprovados em processo seletivo da prefeitura e contratados para trabalhar nas escolas municipais ou na sede administrativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Ao longo de 2021 até o início de 2022, o investimento será de cerca de R$ 40 milhões por parte da Smed.

A edição Extra do Diário Oficial de Porto Alegre do dia 15 de fevereiro trouxe uma grande notícia para as escolas da Capital, mas também para um grupo de mais ou menos mil pessoas que participaram - e foram contempladas - na seleção de vagas para cozinheiros, auxiliares de serviços gerais e de cozinha. Era o ponto alto de uma articulação que envolveu diversas secretarias municipais, com a participação da Câmara Municipal, culminando na aprovação da lei que permitiu a contratação dos servidores temporários, em substituição à empresa terceirizada, que havia sido descredenciada, antes do final de 2020.  No Edital do Processo Seletivo para a contratação de auxiliares de serviços gerais, de cozinha e cozinheiros, foram habilitados 1.615 candidatos, dos quais 895 auxiliares de serviços gerais, 498 auxiliares de cozinha e 222 cozinheiros.

É o caso de Miriam Janaína Nunes Martins, 43 anos. Ela era uma das trabalhadoras da empresa terceirizada, que prestava serviços à Smed, até 2020. “É uma tranquilidade muito maior saber que somos remunerados pelo nosso trabalho, sem ter que ficar correndo de um lado para outro, não sabendo exatamente quando iríamos receber”, comemorou, ao abrir o primeiro contracheque, na última quarta-feira. Ela atua na sede da Smed e mora sozinha. “Foi uma benção ter sido selecionada, pois dependo de meu próprio trabalho para sobreviver e, para minha sorte, acabei ficando pouco tempo desempregada”, completou.

Se para ela foram alguns dias, para Ana Paula Pereira, 42 anos, foi mais de um ano à espera da vaga. Ana foi a única selecionada que fez sua inscrição pelo Facebook. “Mal acreditei, quando vi meu nome”, disse, sorrindo. Casada e mãe de dois filhos, ela e o marido chegaram a receber o auxílio emergencial do Governo Federal, ao longo de 2020, que ajudou nas contas, mas não como a nova fonte de renda vai ajudar. “Não é a mesma coisa. Ter um trabalho é uma felicidade, por isso trabalho sorrindo, porque sou grata pela oportunidade”, explicou.

A secretária Janaina Audino salientou o duplo benefício que a contratação dos servidores temporários proporcionou. “Temos, por um lado, uma prestação de serviço qualificada, pela exigente seleção que foi realizada, atendendo à necessidade das escolas, e por outro lado a oportunidade de contribuir com mil famílias, na geração de renda e reconstrução da dignidade social”, justificou.

Já o secretário da Administração e Patrimônio, André Barbosa, destacou a rapidez com que o processo seletivo foi concluído, podendo solucionar um problema vivenciado pelas escolas municipais e ainda empregando mais de mil pessoas. “A volta às aulas era a prioridade, não deixando desamparadas as nossas crianças. Por isso, não foram medidos esforços para realizar com celeridade uma seleção qualificada, proporcionando, ainda, renda para tantas pessoas que vinham sofrendo com o desemprego causado pela pandemia”, ressaltou.

Antonio Bavaresco

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes