Unidade de Alimentação Escolar faz visita técnica a propriedades rurais da Zona Sul
Nesta terça-feira, 23, a equipe da Unidade de Alimentação Escolar (UAE) da Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou visitas técnicas em propriedades rurais de agricultores fornecedores de alimentos para as escolas. Cerca de 50 profissionais participaram da atividade com o objetivo de conhecer as instalações das propriedades rurais, bem como o caminho do alimento até as cozinhas das escolas da Capital.
“O trabalho do nosso setor de nutrição é um dos mais elogiados da rede municipal. Só neste ano serão mais de R$ 30 milhões investidos na alimentação escolar”, conta o secretário de Educação José Paulo da Rosa. “Trinta por cento dos produtos que compramos para os cardápios das escolas vêm da agricultura familiar, incluindo as propriedades rurais da Zona Sul de Porto Alegre, portanto, é extremamente necessário que as equipes que se dedicam a planejar os nossos cardápios conheçam as condições em que são produzidos e a forma como são transportados até chegar ao prato de cada aluno da rede”, afirma.
“Nosso objetivo era conhecer as propriedades rurais dos agricultores familiares que fornecem para as escolas da rede municipal. Três delas forneceram para a alimentação escolar no ano passado, entregando gêneros perecíveis para 20 escolas da rede”, afirma Sara Bortoluz, nutricionista e coordenadora da UAE.
A visitação, acompanhada por técnicas de nutrição, nutricionistas e professoras, possibilitou que a equipe pudesse analisar, in loco, as instalações das propriedades bem como os processo de plantio, colheita e transporte dos produtos. Ainda no primeiro semestre de 2024 será publicado pela Smed o chamamento público para aquisição de insumos oriundos da agricultura familiar.
Gilmar Martins