Smel realiza curso para qualificar profissionais em atividades com idosos
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) promoveu, na manhã desta segunda-feira, 4, um curso de qualificação voltado às modalidades de câmbio e basquete contrarrelógio. A atividade ocorreu no Parque Ramiro Souto, na Redenção, reunindo 45 participantes, entre professores, estagiários da secretaria e representantes de grupos de câmbio de Porto Alegre.
A iniciativa teve como foco aprimorar o trabalho desenvolvido com a pessoa idosa, fortalecendo o preparo técnico dos profissionais e garantindo mais qualidade nas atividades oferecidas à comunidade.
A formação foi ministrada por Kassius Nitzke, Fernando Dourado e Tiago Freire, integrantes da equipe da Smel. O conteúdo foi dividido em dois momentos: uma etapa teórica, com apresentação de conceitos e regras, e outra prática, com aplicação de exercícios e dinâmicas.
Durante o curso, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre o câmbio, modalidade adaptada do voleibol bastante difundida entre idosos, e o basquete contrarrelógio, que estimula coordenação, agilidade e interação entre os praticantes.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Lucas Siqueira, destacou a importância da qualificação contínua das equipes. “Investir na capacitação dos nossos profissionais é fundamental para garantir um atendimento cada vez mais qualificado. Esse processo contínuo reflete diretamente na ponta, com atividades mais seguras, inclusivas e bem orientadas para a população, especialmente para os idosos”, afirmou.
Bianca Dilly