Artigo: Um olhar atento às pessoas da terceira idade

29/09/2022 09:58

Em 1° de outubro, é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, uma data em que devemos reverenciar todos aqueles que chegaram à terceira idade e contribuíram de uma forma ou de outra para a construção da nossa sociedade. Também é um dia para conscientizar sobre as necessidades deste público e das questões que afetam os idosos, destacando-se a necessidade de serem tratados com respeito, proteção e cuidados. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, idosos são os indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos, em países desenvolvidos, e 60 anos ou mais em países subdesenvolvidos. No Brasil, a população acima de 60 anos, em 2021, representava cerca de 14,7%, ou seja, 31,23 milhões de pessoas. Com a conquista do aumento da longevidade pela população, certamente o censo demográfico realizado neste ano mostrará uma nova realidade, com significativo aumento deste percentual. 

O corpo muda com o passar dos anos, enfraquece, perde densidade óssea, que pode levar à osteoporose; as células vão se degenerando e ele vai perdendo parte das funções, inclusive motoras. Ao praticar atividades esportivas, parte desse processo é revertido, podendo o idoso viver de forma mais prazerosa, ativa, mantendo sua autonomia para realizar tarefas cotidianas, além de melhorar a autoestima e estabelecer novos vínculos de amizade. 

Pensando neste segmento importante da sociedade, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, promove uma série de ações e atividades esportivas, durante todo o ano, nas 18 unidades distribuídas em vários bairros da Capital, voltadas para a melhoria do bem-estar da pessoa idosa. Entre elas, a realização de diversas modalidades de ginástica, musculação, jogos, ioga, danças, entre outros, fundamentais na integração social, manutenção da saúde e da qualidade de vida. 

E, para coroar a data, a secretaria realizará, neste sábado, no Parque Esportivo da PUCRS, os Jogos Municipais da 3ª Idade. O torneio reúne 32 equipes, totalizando um público aproximado de 500 pessoas durante o evento.

Débora Garcia 
Secretária Municipal de Esporte, Lazer e Juventude

Artigo publicado na edição de 29 de setembro no jornal Correio do Povo

Lissandra Mendonça