Baile de Debutantes: uma noite de 250 sonhos na Redenção

25/03/2022 22:21
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeito e vice acompanham o baile

A prefeitura realizou na noite desta sexta-feira, 25, no Parque Farroupilha (Redenção), o Baile de Debutantes dos 250 anos da Capital. Um evento que ficará marcado na história de 250 meninas, que viram seu sonho de debutar se tornar realidade.

O prefeito Sebastião Melo acompanhou o evento ao lado da primeira-dama, Valério Leopoldino. “Me sinto muito alegre em ver essa festa. Uma organização que contou com muita gente, muitos parceiros. Minha felicidade é maior ainda porque muitas dessas famílias não teriam a condição de pagar por uma festa de debutante. A realização do baile é um exemplo de que uma cidade boa é onde todos podem usufruir de momentos como esse”, comentou.

O dia especial das gurias, com 15 anos ou que completam essa idade em 2022, começou com os preparativos no Colégio Militar. No local, cabeleireiros, maquiadores e demais voluntários se revezavam para ajustar vestidos e embelezar as estrelas da festa. O baile, um dos maiores desse tipo já realizados ao ar livre, iniciou-se às 19h30, próximo ao espelho d’água da Redenção e contou com uma grande infraestrutura, com palco e telões. Os mesmos equipamentos serão utilizados no Baile da Cidade, nesse sábado, 26, com o show da cantora Maria Rita, entre outras atrações.

“Só temos a agradecer a mobilização que foi feita para que esse momento acontecesse. Ver o rosto dos familiares e meninas me deixa muito emocionada. Mas não ficaremos só no baile. Vamos manter o laço e acompanhá-las em programas sociais da prefeitura”, afirmou a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia.

Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Momento da valsa

No momento da valsa, as debutantes foram acompanhadas por cadetes dos colégios Militar e Tiradentes, do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) e de outras instituições militares. As canções ficaram a cargo da Orquestra de Concerto de Lajeado. Dois bolos gigantes, com mais de 500 fatias e feitos pela equipe de Gastronomia da Faculdade Senac, foram cortados na hora do parabéns a você.

Os familiares e espectadores aproveitaram cada minuto do evento. “Meu coração está disparando. É um sonho que, no meu tempo de guria, infelizmente, não pude realizar. Agora, minha filha está aí e com um vestido lindo!”, afirmou Fabiana Oliveira de Souza, mãe da debutante Yasmin Tirlone.

Alex Rocha/PMPA
250 ANOS
Preparativos foram no Colégio Militar, ao lado da Redenção

Antes do dia especial - Desde o ano passado, a prefeitura mobilizou, por meio das secretarias de Esporte, Lazer e Juventude e dos 250 anos, parceiros e entidades para arrecadar doações de vestidos, acessórios, sapatos, entre outros, para fazer do Baile de Debutantes um momento especial para as gurias, todas de famílias de baixa renda.

Em novembro, foram abertas as inscrições gratuitas para as interessadas. No início desse ano, a prefeitura promoveu a interação entre as garotas em evento preparativo na Assembleia Legislativa e no ensaio geral para o baile, no Ginásio Tesourinha.

A idealização do baile foi de uma ex-professora estadual. Rosa Rios Garcia, que é mãe da secretária Débora Garcia. Ela promove bailes de debutantes para famílias da periferia da Capital, desde 1998. “Um dia me perguntei: se minha filha pode fazer uma festa de debutantes, por que outras não podem? E isso me motivou. Fazíamos eventos para 25 meninas carentes na AABB e Clube do Professor Gaúcho. Hoje, ver um baile desse, com essa proporção me deixa com um sentimento que não cabe no peito”, finalizou.

Clique aqui e aqui e veja mais fotos.

 

Lucas Barroso

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes