Capital recebe etapa final da Ligay neste final de semana

18/11/2023 08:56
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Evento terá abertura às 9h de sábado

As finais da Champions Ligay Nacional ocorrem em Porto Alegre, no Trecho 3 da Orla, neste sábado, 18, e domingo, 19. Serão 48 partidas de futebol ao longo de dois dias, com a participação de 600 atletas divididos em 20 equipes. O ingresso solidário, com participação voluntária, será de um quilo de alimento recolhido pelo Sesc Mesa Brasil. A abertura do evento ocorre às 9h.

A competição possui equipes de Fortaleza, Salvador, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e mais cidades do Centro-Oeste do Brasil. Ocorreram cinco etapas classificatórias que terminam com a disputa das finais na capital gaúcha: na Região Sul, em Porto Alegre, em março deste ano; na Região Sudeste, em São Paulo; no Nordeste, em Fortaleza, no Ceará; no Norte, em Belém, no Pará; e no Centro-Oeste, em Goiânia.

“Esta competição promove a inclusão e também a cidadania na nossa cidade, que é acolhedora para todos os públicos. Este grande evento nacional ajuda a movimentar os espaços públicos de Porto Alegre”, afirma a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia.

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde estará presente com atividades de orientação em relação à prevenção em saúde e contra as infecções sexualmente transmissíveis. Haverá distribuição de autoteste para HIV e a presença do Zé Gotinha para incentivar a vacinação da população.

Gabinete da primeira-dama – De acordo com a primeira-dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino, que foi madrinha da etapa Sul da Ligay dos jogos que ocorreram em março, a iniciativa ajuda a promover a inclusão e o respeito aos direitos LGBTQIA+. “É uma honra fazer parte deste evento e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Nosso gabinete trabalhou muito em parceria pra viabilizar o que estivesse ao nosso alcance”, afirma Valéria Leopoldino.

Desenvolvimento Social - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) apoia o campeonato por meio da instalação de cinco banheiros químicos, sendo um deles com acessibilidade. As unidades estarão à disposição dos atletas e do público.

EPTC – Para garantir a segurança viária, na manhã de sábado a equipe de batedores da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai acompanhar os ônibus das equipes esportivas participantes, que estarão concentrados no Largo Zumbi dos Palmares (Cidade Baixa) até o Trecho 3 da Orla do Guaíba (Parque Jaime Lerner). Os agentes de fiscalização e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC vão monitorar a circulação, orientar os motoristas e, se necessário, realizar ajustes para minimizar os impactos no trânsito. 

Márcio Nunes

Andrea Brasil