Conferência Municipal de Esporte, Lazer e Juventude recebe 448 propostas

19/11/2022 20:36
Mauro Moraes/ SMELJ/ PMPA
Esporte, Lazer e Juventude
Muitas das demandas apresentadas já estão sendo providenciadas ou em fase de conclusão, como a reforma no Ginásio Tesourinha

A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) realizou a Conferência Municipal de Esporte e Lazer neste sábado, 19, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (Esefid) da Ufrgs. A iniciativa não ocorria há 19 anos em Porto Alegre.

Foram recebidas e analisadas 448 propostas encaminhadas pela população da Capital, depois da realização de dez pré-convenções, em dez regiões da cidade. Esta reunião de todas as demandas, sugestões e propostas visa a futuras políticas públicas de esporte e lazer de Porto Alegre.

“A secretaria realizou durante três meses, desde o dia 21 de setembro, dez pré-convenções para ouvir a comunidade com suas propostas relativas às questões estratégicas relacionadas ao desenvolvimento do esporte e lazer da Capital. Também para elaborar coletivamente um documento final para a construção do Projeto de Lei do Plano Municipal de Esporte e Lazer para os próximos 10 anos”, ressaltou a secretária Débora Garcia.

Ainda conforme a secretária, um dos objetivos das pré-conferências foi criar espaços públicos de participação da população, das suas organizações e entidades formais ou não formais. Deste modo, juntamente com o governo municipal, poderão ser decididos os rumos dos investimentos e da atuação do município para a qualificação e a ampliação das ofertas de serviços, programas e projetos de esporte, recreação e lazer.

“Um segundo ponto crucial é rearticular as pessoas, organizações e entidades como um coletivo político capaz de evidenciar e defender o esporte e lazer como serviço importante, que repercute diretamente sobre a qualidade de vida dos porto-alegrenses e na saúde das suas instituições”, completou Débora.

Eixos - A conferência separou as propostas em quatro principais eixos: Atividade Física, Cuidados Corporais e Vida de Qualidade; Aprendizagens, Práticas e Competições Esportivas; Práticas Corporais Artísticas, Integrativas e Recreativas e, por último, Esforços Transversais de Gestão para Garantia dos Serviços Públicos de Esporte e Lazer.

Demandas - A titular da pasta observou ainda que muitas das demandas apresentadas já estão sendo providenciadas ou em fase de conclusão. Citou, por exemplo, a reforma no Ginásio Tesourinha, com investimentos de R$ 2 milhões na primeira etapa e mais R$ 10 milhões em um segundo momento; a transformação do Ginásio Lupi Martins em ginásio de lutas; a reforma geral no Centro de Comunidade Restinga (Cecores) e a mudança do Centro Comunitário Primeiro de Maio (Ceprima) em centro de referência do paradesporto.

Após ser redigido o documento final, a proposta será entregue para o prefeito que, por sua vez, encaminhará para a Câmara de Vereadores. Uma vez aprovado o Plano Decenal como Lei Municipal, contemplando as propostas coletivamente construídas nas conferências, o segmento terá mais força política e institucional para demandar, cobrar e controlar as ações dos órgãos e agentes responsáveis.

Mauro Moraes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes