Conferência Municipal de Esporte, Lazer e Juventude recebe 448 propostas

19/11/2022 20:36
Mauro Moraes/ SMELJ/ PMPA
Esporte, Lazer e Juventude
Muitas das demandas apresentadas j√° est√£o sendo providenciadas ou em fase de conclus√£o, como a reforma no Gin√°sio Tesourinha

A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) realizou a Conferência Municipal de Esporte e Lazer neste sábado, 19, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (Esefid) da Ufrgs. A iniciativa não ocorria há 19 anos em Porto Alegre.

Foram recebidas e analisadas 448 propostas encaminhadas pela popula√ß√£o da Capital, depois da realiza√ß√£o de dez pr√©-conven√ß√Ķes, em dez regi√Ķes da cidade. Esta reuni√£o de todas as demandas, sugest√Ķes e propostas visa a¬†futuras pol√≠ticas p√ļblicas de esporte e lazer de Porto Alegre.

‚ÄúA secretaria realizou durante tr√™s meses, desde o dia 21 de setembro, dez pr√©-conven√ß√Ķes para ouvir a comunidade com suas propostas relativas √†s quest√Ķes estrat√©gicas relacionadas ao desenvolvimento do esporte e lazer da Capital. Tamb√©m para¬†elaborar coletivamente um documento final para a constru√ß√£o do Projeto de Lei do Plano Municipal de Esporte e Lazer¬†para os pr√≥ximos 10 anos‚ÄĚ, ressaltou a secret√°ria D√©bora Garcia.

Ainda conforme a secret√°ria, um dos objetivos das pr√©-confer√™ncias foi criar espa√ßos p√ļblicos de participa√ß√£o da popula√ß√£o, das suas organiza√ß√Ķes e entidades formais ou n√£o formais. Deste modo, juntamente¬†com o governo municipal, poder√£o ser decididos os rumos dos investimentos e da atua√ß√£o do munic√≠pio para a qualifica√ß√£o e a amplia√ß√£o das ofertas de servi√ßos, programas e projetos de esporte, recrea√ß√£o e lazer.

‚ÄúUm segundo ponto crucial √© rearticular as pessoas, organiza√ß√Ķes e entidades como um coletivo pol√≠tico capaz de evidenciar e defender o esporte e lazer como servi√ßo importante, que repercute diretamente sobre a qualidade de vida dos porto-alegrenses e na sa√ļde das suas institui√ß√Ķes‚ÄĚ, completou D√©bora.

Eixos - A confer√™ncia separou¬†as propostas em quatro principais eixos: Atividade F√≠sica, Cuidados Corporais e Vida de Qualidade; Aprendizagens, Pr√°ticas e Competi√ß√Ķes Esportivas; Pr√°ticas Corporais Art√≠sticas, Integrativas e Recreativas e, por √ļltimo, Esfor√ßos Transversais de Gest√£o para Garantia dos Servi√ßos P√ļblicos de Esporte e Lazer.

Demandas - A titular da pasta observou ainda que muitas das demandas apresentadas j√° est√£o sendo providenciadas ou em fase de conclus√£o. Citou, por exemplo, a reforma no Gin√°sio Tesourinha, com investimentos de R$ 2 milh√Ķes na primeira etapa e mais R$ 10 milh√Ķes em um segundo momento; a transforma√ß√£o do Gin√°sio Lupi Martins em gin√°sio de lutas; a reforma geral no Centro de Comunidade Restinga (Cecores) e a mudan√ßa do Centro Comunit√°rio Primeiro de Maio (Ceprima) em centro de refer√™ncia do paradesporto.

Ap√≥s ser redigido o documento final, a proposta ser√° entregue para o prefeito que, por sua vez, encaminhar√° para a C√Ęmara de Vereadores. Uma vez aprovado o Plano Decenal como Lei Municipal, contemplando as propostas coletivamente constru√≠das nas confer√™ncias, o segmento ter√° mais for√ßa pol√≠tica e institucional para demandar, cobrar e controlar as a√ß√Ķes dos √≥rg√£os e agentes respons√°veis.

Mauro Moraes