Jogos Municipais da Terceira Idade acontecem neste s√°bado

01/10/2022 08:27

Neste s√°bado, 1, ocorre a 19¬™ edi√ß√£o dos Jogos Municipais da Terceira Idade de Porto Alegre. As atividades come√ßar√£o a partir das 9h, nas quadras do Parque Poliesportivo da Pucrs (avenida Ipiranga, 6690), com entrada franca. A iniciativa integra as comemora√ß√Ķes do Outubro Cinza.

A competi√ß√£o √© promovida pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e contar√° com 32 equipes (cerca de 380 atletas) que competir√£o nas modalidades de c√Ęmbio (v√īlei adaptado para terceira idade), basquete reloginho e jogos de tabuleiro. O dia 1 de outubro √© celebrado como o Dia Internacional da Terceira Idade e Nacional do Idoso.

‚Äú√Č um momento especial para os idosos em que, al√©m de praticar os exerc√≠cios que beneficiar√£o o corpo e a mente, estabelecem novos v√≠nculos de relacionamento e amizade‚ÄĚ, pontua D√©bora Garcia, titular da SMELJ.

A solenidade de abertura terá participação da Banda Municipal e, a seguir, o desfile das equipes. Início dos jogos será às 9h30, com encerramento previsto para 17h30.

Esportes adaptados - Os jogos caracterizam-se por serem adaptados para idosos, mantendo a proposta de ludicidade, participação e integração tendo como princípios norteadores a solidariedade e a inclusão.

O c√Ęmbio, por exemplo, √© um jogo de v√īlei com equipes mistas, compostas por nove jogadores. O objetivo de cada equipe √© n√£o deixar a bola cair dentro de sua quadra e tentar jog√°-la para o outro lado por cima da rede. Se a bola atingir o ch√£o advers√°rio, a equipe pontua.

19ª edição dos Jogos Municipais da Terceira Idade de Porto Alegre
1 de outubro, s√°bado