Porto Alegre ser√° sede da Copa do Mundo Feminina em 2027

17/05/2024 14:35

A capital ga√ļcha √© uma das cidades escolhidas para sediar jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027, no Brasil. A divulga√ß√£o do pa√≠s-sede ocorreu na madrugada desta sexta-feira, 17, em Bangkok, na Tail√Ęndia. O est√°dio Beira-Rio, na avenida Padre Cacique, receber√° cinco partidas da fase de grupos e um jogo das oitavas de final. A competi√ß√£o acontecer√° entre os dias 24 de junho e 25 de julho.

Esta ser√° a 10¬™ edi√ß√£o do campeonato mundial de sele√ß√Ķes femininas. Por ser o pa√≠s anfitri√£o, a sele√ß√£o do Brasil est√° automaticamente classificada. Os demais nove pa√≠ses da Conmebol disputam tr√™s vagas. Esta ser√° a segunda vez que 32 sele√ß√Ķes ir√£o participar do Mundial Feminino, j√° que, em 2023, o torneio vencido pela Espanha, seguiu o mesmo formato.

‚ÄúEstamos vivendo um momento muito dif√≠cil no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre, mas essa √© uma not√≠cia a ser comemorada, pois temos o primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino e iremos receber um torneio mundial pela segunda vez‚ÄĚ, afirma a secret√°ria de Esporte, Lazer e Juventude Ana Paula Bastos.

Projeto pioneiro - Porto Alegre é referência em futebol feminino no país por criar o primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF). São 120 meninas, com idades entre 13 e 17 anos, que começaram a treinar nos campos do Parque Marinha do Brasil e do Trecho 3 da Orla do Guaíba desde janeiro. Devido às enchentes que atingem Porto Alegre, os jogos estão suspensos temporariamente.

As atividades ocorrem com uma turma pela manhã e outra pela tarde, possibilitando a participação das jovens em turno inverso escolar. As meninas estão divididas nas categorias mirim, infantil e juvenil.

A iniciativa consiste em incentivar, fomentar e ampliar o acesso ao esporte na categoria de futebol para as jovens atletas. Adicionalmente, o programa busca estimular mais garotas à prática esportiva e impulsionar a identificação de novos talentos.

  

 

M√°rcio Nunes

Cristiano Vieira