Prefeitura entrega melhorias na pista de skate do IAPI

12/03/2023 19:38

 

Rodger Timm / PMPA
Esporte, Lazer e Juventude
Além de substituição de pedras danificadas, parte da pista foi atualizada com obstáculos que remetem à prática do skate nas ruas

POAConsiderada um espaço importante do skate nacional, a pista da Praça do IAPI foi entregue revitalizada neste domingo, 12, uma ação conjunta da prefeitura com as empresas Matriz, Spot e Du99. O evento integra as comemorações do mês de aniversário de Porto Alegre e contou com a participação do vice-prefeito Ricardo Gomes e de lendas do skate gaúcho e nacional.

As melhorias fazem parte de uma ação que antecede o STU National 2023 - etapa do

Rodger Timm / PMPA
Esporte, Lazer e Juventude
Participaram da cerimônia de entrega 120 skatistas

circuito brasileiro de skate - que ocorre nos dias 17,18 e 19 de março no complexo esportivo da Orla do Guaíba. O local passou por uma reforma geral na área de 4 mil metros quadrados. Além de substituição das pedras danificadas, parte da pista foi atualizada com a construção de novos obstáculos que remetem à prática do skate nas ruas, como um hidrante e a pintura de uma faixa de pedestres. A parceria ainda prevê a reforma da pista da Restinga.

A secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia, ressaltou que a colaboração da prefeitura com as empresas para a reforma da pista tem a finalidade de preservar a história do skate no Brasil, resgatar os valores do esporte que conquistou as Olimpíadas e possibilitar que novas gerações de skatistas possam usufruir de um espaço considerado ícone entre os praticantes.

“Esta pista, que virou point, formou toda uma geração e nos deu vários campeões nacionais e até internacionais. Hoje temos aqui grandes nomes do skate nacional que vieram prestigiar o evento. Tenho certeza de que teremos novas revelações num futuro breve, que levarão o nome de Porto Alegre a todos cantos do planeta e vão nos orgulhar pelo mundo afora.”

Ainda conforme a secretária, a prefeitura está mobilizada para transformar a cidade na capital do skate brasileiro pela excelente infraestrutura disponível para a prática do esporte em vários pontos da cidade e, também, pela realização de outras ações neste sentido, que estão sendo praticadas nos pontos turísticos e simbólicos para os skatistas, além da reforma na pista da Restinga.

Durante toda tarde de domingo, várias atividades marcaram a entrega da reforma da pista do IAPI, que está localizada entre a avenida Cristóvão Colombo e a rua Dr. Eduardo Chatier, como a Matriz Session, Timeline, Left vs Right e Monster Fusion. Vários desafios na Categoria Street foram realizados, com a participação de 60 skatistas meninas e 60 guris.

Programação da semana:

Quarta-feira, 15 – Ação social na Pista da Restinga
Ação Social com crianças de projetos de skate locais, envolvendo skatistas profissionais, skatistas locais e influenciadores digitais

14h – Início do Evento
14h15 – Clínica de Skate para crianças de projetos sociais
15h – Quiz sobre Skateboard
15h30 - Oficina de Artes para as crianças
16h – Entrega de kit lanche e brindes para as crianças
16h30 – Término do evento

Quinta-feira, 16 – Yerbah
Aquecimento para o STU NATIONAL reunindo amantes do skate na Yerbah, no 4º Distrito, para desafios na Mini Ramp e na rua em frente à skateshop

19h – Início do Evento
20h – Desafios de skate
23h30 – Término do evento

STU - Porto Alegre, no Skatepark da Orla do Guaíba

Sexta-feira, 17
11h30 às 17h - Eliminatórias Street Masculino
15h às 19h - Eliminatórias Park Masculino
19h - Best Trick Monster Vision

Sábado, 18
10h30 às 12h - Semifinal Park Feminino
12h às 14h - Semifinal Street Masculino
14h às 16h - Semifinal Street Feminino
16h às 18h - Semifinal Park Masculino

Domingo, 19
11h às 13h - Final Paraskate
13h às 14h - Final Park Feminino
14h às 15h30 - Final Street Masculino
15h30 às 17h - Final Park Masculino
17h às 18h - Final Street Feminino

URB Music Tour - Porto Alegre

Sábado, 18
Horário - 16h às 00h
Local - Arena Urb - estacionamento em frente ao Skate Park na Orla do Guaíba

Shows:
Natiruts
Ultramen
Da Guedes
Cristal
Bronx
DJ Nnina
DJ Tamenpi

 

Mauro Lewa Moraes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes