Prefeitura tem operação especial e reforça serviços para o STU 2024

13/04/2024 08:43
Alex Rocha/PMPA
ESPORTE LAZER E JUVENTUDE
Etapa nacional do campeonato de skate começa nesta sexta-feira

A Prefeitura de Porto Alegre definiu os últimos detalhes dos serviços que prestará durante o STU National 2024 – etapa do circuito brasileiro de skate, que ocorre de 12 a 14 de abril no Skate Park, no trecho 3 da Orla do Guaíba. Esta é a terceira edição do campeonato na capital gaúcha, desde 2022. A prefeitura também terá um espaço de ativação próprio no evento que oferecerá informações institucionais. 

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é a responsável por organizar o trânsito na região, pois haverá a necessidade de bloqueios de vias em razão do STU e do jogo do Campeonato Brasileiro entre Internacional e Bahia, às 18h30 de sábado, 13. Confira abaixo as orientações e alterações. 

Ingresso solidário - Quem quiser assistir à competição terá de retirar o ingresso solidário no link. Uma pessoa terá direito a retirar gratuitamente até quatro ingressos de um mesmo dia. Para cada dia, há um ingresso diferente. Para acompanhar os três dias, é preciso obter os tickets correspondentes. Na entrada, basta apresentar o ingresso e fazer a doação de 1 quilo de alimento não perecível. O Educandário São João Batista foi indicado pelo Gabinete da Primeira-Dama para ser beneficiado com as doações. 

Regras - Menores de 15 anos só poderão acessar a competição acompanhados por responsáveis legais. Jovens entre 15 e 17 anos que estiverem desacompanhados necessitam apresentar termo de autorização, preenchido por representante legal e autenticado em cartório. Baixe o termo de autorização neste link.

Social - A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana irá transportar jovens e crianças de projetos sociais. Nesta sexta-feira, 12, integrantes da Apae Porto Alegre serão levados na parte da manhã. À tarde, será a vez do Criança Cidadã, do Centro de Formação Teresa Verzeri, de Esteio, e do Orla Social Skate Park. No sábado,13, integrantes do Skate Anima e do Apampa Skate, da Restinga, irão para o STU em ônibus elétrico, uma novidade do transporte público da Capital. 

Resíduos - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fará a manutenção da limpeza e terá uma equipe com cerca de 40 trabalhadores no local.

Segurança - Agentes da Guarda Municipal prestarão apoio nas áreas públicas da Orla 3 e Parque Marinha do Brasil.

Saúde - A organização do STU ficará responsável pelo atendimento de saúde na parte interna do evento, com disponibilização de serviços médicos e de ambulâncias privadas. Em caso de necessidade de chamadas na área externa, o Samu prestará atendimento por meio do telefone 192.

Música - A entrada solidária vale apenas para o campeonato do STU, não inclui acesso ao festival URB Music Tour, que ocorrerá na região do Parque Marinha do Brasil, no sábado à tarde e à noite, e terá como atrações principais Planet Hemp e Criolo. Ingressos para o festival podem ser adquiridos neste link, enquanto houver disponibilidade.

Serviços do trânsito

Recomendação da EPTC:
- Motoristas que puderem, evitem utilizar a região da Orla 3, do Estádio Beira-Rio e do Parque Marinha do Brasil durante todo o final de semana. 
- Recém-entregue pela prefeitura, a avenida Tronco pode ser uma alternativa para quem quiser ir ou sair da Zona Sul sem passar pela região do evento.

- O trânsito da avenida Padre Cacique deverá ficar sobrecarregado na maior parte do final de semana.  

Bloqueios:
- A partir das 20h de sexta-feira, 12, até a noite de domingo, 14, a avenida Edvaldo Pereira Paiva estará bloqueada em ambos os sentidos desde o viaduto Abdias do Nascimento até a Rótula das Cuias (a única exceção será na área do Estádio Beira-Rio durante o período do jogo entre Internacional e Bahia, sábado, 13, às 18h30.
- O trecho entre a rótula da Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias terá o bloqueio padrão para área de lazer, das 7h às 20h.

Quem vai de carro ao STU ou à Zona Sul:
- Seguir pela avenida Loureiro da Silva até acessar a rua Antônio Klinger Filho e a avenida Borges de Medeiros. 
- Quem vem da avenida Ipiranga, deve acessar a avenida Borges de Medeiros. 

Quem vai de carro da Zona Sul em direção ao Centro:
- A melhor alternativa é usar a avenida Tronco.
- Se necessário, é possível usar as avenidas Pinheiro Borda e Padre Cacique.

 Táxi ou aplicativos para o STU:
- A esquina das avenidas Ipiranga e Edvaldo Pereira Paiva, no sentido bairro-Centro, servirá de ponto de embarque e desembarque de táxis ou transporte por aplicativo.

Jogo do Inter x Bahia no Beira-Rio - sábado, 18h30:
- Se possível, usar transporte público, táxi ou carros por aplicativo para ir e voltar da partida.  
- A linha de ônibus Futebol irá operar normalmente para a partida, a partir das 16h30, com saídas do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, para o Beira-Rio. 
- Após o fim do jogo, a linha Futebol terá saídas da rua Nestor Ludwig e irá passar pelas avenidas Chuí e Tronco para, então, seguir em direção ao Largo Glênio Peres, no Centro Histórico.
- A expectativa é de trânsito sobrecarregado na região durante todo o sábado. Portanto, a dica é chegar mais cedo do que o normal. 
- A partir das 15h30, o Viaduto Abdias Nascimento terá o trânsito liberado até a rua Nestor Ludwig, especificamente para quem for ao jogo e quem quiser utilizar o estacionamento do estádio.
- Outro acesso de carro ao estádio poderá ocorrer pelas avenidas Borges de Medeiros/Padre Cacique.
- Após o fim do jogo, por cerca de uma hora, o trânsito na avenida Edvaldo Pereira Paiva, no sentido Centro-Zona Sul, será liberado até o esvaziamento do Estádio Beira-Rio. Na sequência, a avenida voltará a ser totalmente bloqueada até o viaduto Abdias Nascimento.

Leia mais:
Prefeitura e STU National realizam coletiva de imprensa nesta quinta-feira
Orla do Guaíba recebe estrutura para o STU National neste fim de semana
STU National: pista de skate da Praça México é entregue revitalizada
EPTC vai monitorar a Orla do Guaíba para o circuito brasileiro de skate
Pista na Praça México será entregue revitalizada nesta terça-feira
Disputas do STU National 2024 em Porto Alegre começam na sexta-feira
Prefeitura se reúne com representantes do STU para definir detalhes do evento
Cancelado evento do STU deste domingo na Praça da Matriz
Skatistas inauguram novo obstáculo no IAPI em programação do STU National
Programação do STU National em Porto Alegre começa neste fim de semana

 

Samuel Bizachi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes