Profissionais de Educação Física passam por capacitação para atuar em unidades de saúde
A capacitação de 16 profissionais de Educação Física marcou a transversalidade entre as secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e da Saúde (SMS). Na quarta, 5, e nesta quinta-feira, 6, no Work Center Ramiro, foram realizadas palestras de formação para os participantes sobre os desafios e perspectivas, além dos aspectos legais e possibilidades de atuação na área. Os profissionais atuarão na atenção primária à saúde, compondo as equipes multidisciplinares das Unidades Básicas de Saúde de quatro regiões da Capital,
O professor Julimar Luiz Pereira, doutor e mestre Educação Física e Esporte pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), falou sobre doenças crônicas não transmissíveis e promoção da saúde. A palestra do professor Paulo Sérgio Cardoso da Silva, doutor e mestre em Saúde Coletiva, foi sobre o profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde. A SMELJ contou com a participação dos professores Aline Bonatto e Fernando Dourado.
“Essa ação conjunta entre as secretarias é resultado das orientações do prefeito Sebastião Melo na busca da transversalidade de governo, para atender a população com melhor e maior eficiência, na ponta, na busca de melhores resultados. Serve de exemplo de unidade administrativa em prol do cidadão”, ressaltou a secretária de Esportes Débora Garcia.
Gilmar Martins