Programa da prefeitura qualifica jovens aprendizes para mercado de trabalho
A Prefeitura de Porto Alegre lançou nesta segunda-feira, 11, o Programa Municipal de Aprendizagem Profissional, na sede da Fundação Pão dos Pobres. A iniciativa consiste na formação técnico-profissional voltada para jovens entre 14 e 24 anos de idade e para pessoas com deficiência, priorizando aqueles em vulnerabilidade e risco social, conforme Decreto Municipal nº 22.144/2023.
O projeto-piloto do programa irá inserir 20 aprendizes atendidos pelo serviço de acolhimento institucional, que irão realizar experiências práticas nas estruturas da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), sob coordenação da Diretoria de Juventude. A Fundação Pão dos Pobres, como entidade formadora, é responsável pelo acompanhamento pedagógico dos jovens e envio do projeto pedagógico para a secretaria.
Participaram do evento o prefeito Sebastião Melo, o diretor-geral da Fundação Pão dos Pobres irmão Albano Thiele, a secretária de Esporte, Lazer e Juventude Débora Garcia, o secretário extraordinário do Trabalho e Qualificação Profissional Tiago Simon, o diretor-presidente da Carris Maurício Cunha, o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) Cristiano Roratto e o vereador José Freitas (Republicanos).
“É mais um grande passo para formar novos talentos e dar oportunidades. A qualificação profissional passa pela prática. Agradecemos aos parceiros que são fundamentais para execução deste projeto que pode transformar futuros" - Prefeito Sebastião Melo.
A ação será subsidiada pela Carris que assumirá o vínculo empregatício do aprendiz, realizará o pagamento da bolsa-aprendizagem, do vale-transporte e demais direitos trabalhistas como férias remuneradas. Será firmado termo de compromisso entre a prefeitura, a Superintendência Regional do Trabalho, estabelecimento contratante e entidade de formação.
“É muito gratificante ver este projeto indo para a prática e buscando aquilo que é de mais importante na juventude que é dar esperança e um caminho feliz para os jovens alcançarem a realização e a felicidade”, afirma a titular da Smelj Débora Garcia.
O programa busca proporcionar inclusão laboral e social aos jovens, melhores condições para a superação da situação de vulnerabilidade e risco social, qualificação e formação dos aprendizes, alcance da autonomia, desenvolvimento pessoal e profissional e qualificar os futuros trabalhadores para o mercado.
Gilmar Martins