Adutora do novo sistema Ponta do Arado qualifica tratamento de água no Extremo-Sul da Capital

22/11/2024 09:27
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Bombas instaladas no poço da futura Ebab Ponta do Arado fazem a ligação das novas linhas adutoras à ETA compacta de ultrafiltração e à Ebab Belém Novo

Mesmo em fase de construção, o novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado já contribui para a melhoria da qualidade da água distribuída no Extremo-Sul e Zona Leste da Capital. Após a conclusão do poço da futura Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Ponta do Arado, foi possível colocar em atividade um novo ponto de captação de água para o sistema Belém Novo. Neste verão, moradores de 15 bairros já vão perceber aprimoramento na distribuição: Aberta dos Morros, Belém Novo, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Chapéu do Sol, Extrema, Hípica, Ipanema (parte), Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Restinga e São Caetano. As obras são realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

“Este é um dos esforços que fizemos, ao longo de 2024, com o objetivo de qualificar a distribuição de água e minimizar os períodos de falta, em especial nos períodos mais quentes do ano. Com isso, também conseguimos aproveitar de imediato a estrutura que já está pronta no complexo da Ponta do Arado, que vai qualificar muito o saneamento de Porto Alegre”, afirma o diretor-geral do Dmae, Mauricio Loss.

A instalação de quatro bombas no poço provisório da futura Ebab da Ponta do Arado foi concluída no início de novembro, possibilitando que a captação de água do Guaíba seja realizada pelas duas linhas de adutoras subaquáticas do novo sistema. Foram instaladas três bombas da Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta de ultrafiltração de Belém Novo e uma bomba auxiliar à Ebab Belém Novo.

Com essa intervenção, houve melhoria na qualidade da água captada, visto que as linhas adutoras estão instaladas a uma profundidade de quatro metros dentro do Guaíba e a dois quilômetros da margem na enseada entre o Morro da Cuíca e a Ponta do Arado Velho, no bairro Belém Novo. Esse posicionamento impede que a captação seja atingida por eventuais episódios de estiagem e diminui os impactos da turbidez causada por chuvas e ventos fortes, que reduziram a velocidade de tratamento da água em ocasiões anteriores.

Ponta do Arado – Das sete obras previstas para o SAA Ponta do Arado, quatro estão finalizadas: adutoras de captação, adutora de água tratada Restinga, subestação de energia elétrica e linha de transmissão exclusiva. Outras duas estão em andamento: a Ebab Ponta do Arado está com 50% do cronograma de obra realizado, com previsão de finalização em setembro de 2025. Já o contrato de execução das fundações da ETA Ponta do Arado foi concluído em 2024, somando 25% da obra total da ETA. Está em andamento a contratação das próximas etapas dessa obra, que deve ter início em janeiro de 2025.  O prazo de execução para esta fase será de 26 meses.

Por outro lado, a adutora de água bruta, última das sete obras, tem licitação prevista para ocorrer em 2025. Ela terá extensão de 1,6 mil metros e fará a ligação entre a Ebab e a ETA, que integrarão o sistema Ponta do Arado.

Obras complementares - Além das sete obras iniciais, também serão realizadas seis complementares, listadas no Programa Novo PAC – Desenvolvimento e Sustentabilidade, do Governo Federal. O projeto de lei que autoriza a contratação foi aprovado na Câmara Municipal em 13 de novembro.

Do total dos empréstimos que serão feitos junto à Caixa Econômica Federal e ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), R$ 102,6 milhões serão destinados para ampliação do reservatório e da Ebat Boa Vista, implantação da adutora e do reservatório Lageado, ampliação da adutora de água tratada Restinga e ampliação da Ebat Restinga 2.

Investimento - O SAA Ponta do Arado beneficiará cerca de 300 mil moradores de 19 bairros, com investimento de R$ 270 milhões. A previsão para início da operação do sistema é 2027.

 

Andréa Menezes

Andrea Brasil