Ponta do Arado: nova etapa de obra da estação de água bruta está em andamento
Uma nova etapa da obra da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Ponta do Arado está em andamento no bairro Belém Novo, no Extremo-Sul de Porto Alegre. A fase em desenvolvimento é a injeção de nata de cimento no solo, chamado de jet-grouting.
“Essa técnica consiste em melhorar as características físicas do local, dessa forma a base se torna mais resistente para receber toda a estrutura da estação” afirma o diretor-geral do Dmae Maurício Loss. A estação será responsável por bombear água bruta, captada a dois quilômetros dentro do Guaíba, até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado.
A nova estação faz parte do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado que vai beneficiar cerca de 300 mil porto-alegrenses que residem em 19 bairros das zonas Leste, Sul e Extremo-Sul.
Na técnica do jet-grouting a nata de cimento é injetada no solo por meio de jatos horizontais de alta pressão, formando colunas de solo cimento, melhorando as características físicas, como resistência e permeabilidade.
SAA Ponta do Arado - A construção do novo SAA Ponta do Arado, que contempla sete obras, tem investimento estimado de R$ 250 milhões com financiamento pela Caixa Econômica Federal. A estimativa de conclusão e início de operação para o conjunto do sistema é 2025.
A ETA Ponta do Arado, a Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) e a adutora de água tratada Restinga estão em execução. A adutora subaquática de captação de água, primeira obra do sistema concluída, foi finalizada em outubro de 2022.
Gilmar Martins