Projeto Orla Para Todos realiza 6 mil atendimentos em seis meses

20/12/2023 10:53
Rodger Timm / PMPA
SMELJ - Orla Para Todos
Clubes e instituições da Capital auxiliam com o desenvolvimento de atividades para os jovens

O programa Orla para Todos chega aos seis meses nesta quarta-feira, 20, com aproximadamente 6 mil atendimentos realizados nos espaços esportivos do Trecho 3 da Orla do Guaíba. O projeto ocorre em dois dias da semana, sendo divididas em três turnos a cada dia. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj), por meio da Diretoria de Esporte, e os clubes esportivos da Capital.

O projeto oferece aulas gratuitas nas categorias esportivas para as crianças e adolescentes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e para pessoas com deficiência por meio da Coordenação de Paradesporto. Duas instituições localizadas na área central de Porto Alegre já foram atendidas pela iniciativa.

“É uma ação muito importante que visa proporcionar o acesso a esse espaço público, além de fornecer atividades esportivas e recreativas como forma de inclusão social para os nossos jovens”, afirmou a titular da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude, Débora Garcia.

Na última sexta-feira, 15, gestores das entidades que participam das ações estiveram reunidos na sede da Smelj para alinhar as programações do ano que vem, a continuidade do projeto e a expansão de atividades e atendimentos.

Projeto – Lançado em junho deste ano, o Orla para Todos busca promover a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social e com deficiência através da prática de diferentes modalidades esportivas. Durante este período, ocorreram atividades recreativas e lúdicas nas quadras do Trecho 3 da Orla e, para as pessoas com deficiência, práticas como rugby na cadeira de rodas e vôlei sentado.

 

Ronise Garcia (estagiária) / Supervisão: Márcio Nunes

Cristiano Vieira