Quadras de concreto são liberadas para atividades esportivas no trecho 3 da Orla

30/09/2023 09:39
Pedro Piegas / PMPA
Esporte, Lazer e Juventude
Quadras de grama sintética, areia e área de passeio próximo ao Guaíba seguem interditadas

A Prefeitura de Porto Alegre liberou a utilização das quadras de concreto localizadas no trecho 3 da Orla do Guaíba para a realização de atividades esportivas. A decisão ocorreu na manhã de sexta-feira, 29, após uma vistoria na Orla com secretários e técnicos da prefeitura.

Os espaços de concreto incluem duas quadras poliesportivas, uma para a prática de tênis e uma para patinação, além da pista de skate e o bowl que estão liberados. Os campos de grama sintética e de areia e as áreas para a prática de vôlei de praia, além das pistas para passeio próximo ao Guaíba, seguem interditadas.

“Esses espaços que estamos liberando foram menos atingidos pela inundação, pois a limpeza já ocorreu nas quadras, com a varrição da areia e a retirada de resíduos e lixo que estavam acumulados, permitindo a prática de esportes” afirma a secretária de Esporte, Lazer e Juventude Débora Garcia.

Ainda nesta sexta-feira, equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizam a limpeza com a retirada de galhos, troncos e resíduos deixados pela água.

“Nossas equipes estão trabalhando para dar agilidade na limpeza e na manutenção da Orla do Guaíba para que a população volte a usar o espaço o quanto antes e com maior segurança para o lazer”, informa o secretário de Serviços Urbanos Marcos Felipi Garcia. De acordo com a pasta, será realizada uma vistoria para verificar a iluminação do espaço e a avaliação das pontes.

“Em uma ação integrada com diversos órgãos da prefeitura, estamos priorizando as etapas de restauração para conseguir entregar este importante cartão-postal e os equipamentos públicos tão relevantes para a cidade de Porto Alegre,  conclui o secretário de Obras e Infraestrutura André Flores.

Trecho 1 - No Trecho 1 da Orla, que está sob gestão da GAM3 Parks, serão interditadas as passarelas metálicas e os decks 3 e 4, localizados em frente ao bar 3 e as quadras, respectivamente. De acordo com a concessionária, os locais ficarão isolados até a liberação do corpo técnico da prefeitura. Segundo engenheiros que acompanharam a vistoria, será necessário aguardar a água baixar mais um pouco para fazer uma análise precisa da estrutura.

A vistoria reuniu a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smoi), Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).

Márcio Nunes

Gilmar Martins