Terceira maior medalhista paralímpica da história será recebida pela prefeitura

09/09/2021 08:46
Ale Cabral/CPB
ESPORTE LAZER E JUVENTUDE
Maria Carolina trouxe para Porto Alegre cinco medalhas: três de ouro, uma de prata e uma de bronze

A prefeitura recebe nesta quinta-feira, 9, às 10h20, a nadadora de 36 anos Maria Carolina Santiago, dona de três medalhas de ouro em Tóquio, na sua primeira edição de Jogos Paralímpicos. O evento terá a participação do secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos de Oliveira Pereira, o Kiko.

O encontro será nas escadarias do Paço Municipal. A atleta estará acompanhada pela direção do Grêmio Náutico União, clube que representou nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Em 2016, o GNU havia conquistado a medalha de prata com a atleta Suzana Scharnardorf. 

Ale Cabral/CPB
ESPORTE LAZER E JUVENTUDE
Carol subiu ao lugar mais alto do pódio na final dos 100m peito para atletas com deficiência visual

Natural de Pernambuco, Maria Carolina, a Carol, é a terceira maior medalhista paralímpica da história. Trouxe para Porto Alegre cinco medalhas: três de ouro, uma de prata e uma de bronze. Carol subiu ao lugar mais alto do pódio na final dos 100m peito, pela classe S12 (para atletas com deficiência visual), com o tempo de 1min14s89.

Além do ouro nos 100m peito, a atleta venceu os 50m e os 100m livre, foi bronze nos 100m costas e prata no revezamento misto dos 4x100m livre, batendo dois recordes paralímpicos em Tóquio: nos 50m livre (26s82) e 100m peito (1min14s89). No primeiro estilo, ela conseguiu o feito em duas oportunidades, primeiro nas eliminatórias e depois quebrou a sua própria marca na final. Carol terminou com um jejum de 17 anos do Brasil sem uma medalha de ouro na natação.

  

 

Vítor Bley de Moraes

Andrea Brasil