Torneio de Xadrez do Mercado teve 87 participantes de v√°rias categorias

27/05/2023 21:06

Alex Rocha/PMPA
ESPORTE LAZER E JUVENTUDE
Estudantes de quatro escolas municipais participaram dos jogos

selo 251 anosO 21¬ļ Torneio de Xadrez do Mercado ocorreu neste s√°bado, 27. O evento reuniu¬†87 participantes no Mercado P√ļblico, que competiram nas categorias Feminino, Veterano, S√™nior, Deficiente Visual, Sub-18, Sub-16, Sub-14 e Sub-12.¬†

Nesta edi√ß√£o, em homenagem aos 251 anos de Porto Alegre, estudantes de quatro escolas municipais participaram dos jogos: Emef¬†Dep.Victor Issler, Emef Lauro Rodrigues, Emef Aramy Silva e Emef Prof.¬™ Judith Macedo de Ara√ļjo.¬†O torneio teve apoio da prefeitura, atrav√©s da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), e Mercado P√ļblico de Porto Alegre.

Para o presidente da Federa√ß√£o Ga√ļcha de Xadrez e do Metr√≥pole Xadrez¬†Clube, Waldir Rabuske, o retorno para o local de origem do torneio foi emocionante. ‚Äú√Č muito gratificante ver as dezenas de mesas do Mercado P√ļblico serem usadas para uma competi√ß√£o esportiva. Devido √†s √ļltimas reformas¬†do Mercado, tivemos que realizar os jogos no Gas√īmetro, na Sogipa e no Clube Geraldo Santana. Agora √© uma alegria ver o retorno para nossa casa‚ÄĚ, comemorou o presidente.

O tricampe√£o ga√ļcho de xadrez Categoria Standard e atual campe√£o ga√ļcho, Rodrigo da Silva Borges, foi um dos que participaram do Torneio. ‚ÄúEste Torneio √© super tradicional e tem maior significado ainda quando disputado neste local hist√≥rico‚ÄĚ, disse Rodrigo.

O vice-presidente da CBX, C√©sar Viegas, celebrou o sucesso do evento pela participa√ß√£o dos competidores, pelos enfrentamentos e por estar no Mercado P√ļblico. ‚ÄúEsta competi√ß√£o √© conhecida como o Torneio do Mercado. Tenho certeza de que no ano que vem teremos o dobro de participantes‚ÄĚ, observou.

Antes do in√≠cio das partidas, a secret√°ria municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj),¬†D√©bora Garcia, falou em nome da prefeitura, ressaltando o empenho dos servidores municipais na organiza√ß√£o da infraestrutura no local, na confec√ß√£o das medalhas e trof√©us¬†e na disponibilidade de estar durante todo o s√°bado colaborando para proporcionar um espet√°culo √† altura da import√Ęncia do Torneio.

¬†‚ÄúFoi uma linda competi√ß√£o e um exemplo de atividade que queremos ¬†expandir por outras partes da cidade, sobretudo nos bairros da periferia. Estamos elaborando projetos e buscando recursos para tornar realidade outros campeonatos deste n√≠vel. Acreditamos que todos esportes s√£o excelentes caminhos para as crian√ßas e os jovens desenvolverem o corpo - com a promo√ß√£o da sa√ļde - e sobretudo a mente, al√©m da constru√ß√£o de valores morais e √©ticos‚ÄĚ, ressaltou D√©bora Garcia.

Premiação - Além da premiação de R$ 2,5 mil, foram distribuídos troféus para o primeiro lugar e medalhas do segundo ao quinto lugares no absoluto. Também medalhas do primeiro ao terceiro lugares para os melhores nas categorias Deficiente Visual, Veterano, Sênior, Feminino, Sub-18, Sub-16, Sub-14, Sub-12, Sub-10 e Sub-08.

Vencedores:
Sub-8: Pedro Reck Kortmann