Torneio de Xadrez do Mercado teve 87 participantes de várias categorias

27/05/2023 21:06

 

Alex Rocha/PMPA
ESPORTE LAZER E JUVENTUDE
Estudantes de quatro escolas municipais participaram dos jogos

selo 251 anosO 21º Torneio de Xadrez do Mercado ocorreu neste sábado, 27. O evento reuniu 87 participantes no Mercado Público, que competiram nas categorias Feminino, Veterano, Sênior, Deficiente Visual, Sub-18, Sub-16, Sub-14 e Sub-12. 

Nesta edição, em homenagem aos 251 anos de Porto Alegre, estudantes de quatro escolas municipais participaram dos jogos: Emef Dep.Victor Issler, Emef Lauro Rodrigues, Emef Aramy Silva e Emef Prof.ª Judith Macedo de Araújo. O torneio teve apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), e Mercado Público de Porto Alegre.

Para o presidente da Federação Gaúcha de Xadrez e do Metrópole Xadrez Clube, Waldir Rabuske, o retorno para o local de origem do torneio foi emocionante. “É muito gratificante ver as dezenas de mesas do Mercado Público serem usadas para uma competição esportiva. Devido às últimas reformas do Mercado, tivemos que realizar os jogos no Gasômetro, na Sogipa e no Clube Geraldo Santana. Agora é uma alegria ver o retorno para nossa casa”, comemorou o presidente.

O tricampeão gaúcho de xadrez Categoria Standard e atual campeão gaúcho, Rodrigo da Silva Borges, foi um dos que participaram do Torneio. “Este Torneio é super tradicional e tem maior significado ainda quando disputado neste local histórico”, disse Rodrigo.

O vice-presidente da CBX, César Viegas, celebrou o sucesso do evento pela participação dos competidores, pelos enfrentamentos e por estar no Mercado Público. “Esta competição é conhecida como o Torneio do Mercado. Tenho certeza de que no ano que vem teremos o dobro de participantes”, observou.

Antes do início das partidas, a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Débora Garcia, falou em nome da prefeitura, ressaltando o empenho dos servidores municipais na organização da infraestrutura no local, na confecção das medalhas e troféus e na disponibilidade de estar durante todo o sábado colaborando para proporcionar um espetáculo à altura da importância do Torneio.

 “Foi uma linda competição e um exemplo de atividade que queremos  expandir por outras partes da cidade, sobretudo nos bairros da periferia. Estamos elaborando projetos e buscando recursos para tornar realidade outros campeonatos deste nível. Acreditamos que todos esportes são excelentes caminhos para as crianças e os jovens desenvolverem o corpo - com a promoção da saúde - e sobretudo a mente, além da construção de valores morais e éticos”, ressaltou Débora Garcia.

Premiação - Além da premiação de R$ 2,5 mil, foram distribuídos troféus para o primeiro lugar e medalhas do segundo ao quinto lugares no absoluto. Também medalhas do primeiro ao terceiro lugares para os melhores nas categorias Deficiente Visual, Veterano, Sênior, Feminino, Sub-18, Sub-16, Sub-14, Sub-12, Sub-10 e Sub-08.

Vencedores:
Sub-8: Pedro Reck Kortmann
Sub-12: Matheus S. Di Franco Machado
Sub-14: Raykon Shizuka Taketa 
Sub-16: Douglas Junior Eich Cavello
Sub-18: Pierre Conceição da Silva
Veteranos: Marcio Neron Camargo Dornelles
Sênior: Paulo Airton Rabuske
Feminino: Mariana Sebolt Pereira

  

 

Mauro Lewa Moraes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes