Unidades esportivas da prefeitura registram 484 mil atendimentos em 2023
As unidades esportivas e recreativas da Prefeitura de Porto Alegre, gerenciadas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), realizaram 484,4 mil atendimentos em 2023. Esse número representa todas ações desenvolvidas com crianças, adolescentes, adultos e idosos em atividades e eventos esportivos, recreativos e de lazer.
O levantamento inclui o perÃodo de verão do ano passado, com 45 mil pessoas frequentando as piscinas públicas de dezembro de 2022 e fevereiro de 2023. No ano passado, mensalmente, as unidades receberam aproximadamente 2.582 alunos adultos e 1.202 jovens e crianças.
Unidades - O Ginásio Tesourinha, com as obras de revitalização em andamento desde setembro do ano passado, registrou o maior público por unidade, com 29 mil atendimentos no ano.Â
A seguir, vem o Centro de Comunidade Vila Ingá (Cevi), no bairro Passo das Pedras, com 28,2 mil atendimentos, incluindo o perÃodo das piscinas. Depois aparece o Centro de Comunidade Primeiro de Maio (Ceprima), no bairro Santa Maria Goretti, com cerca de 28,1 mil atendimentos, também com o movimento da piscina no verão.
“O principal destaque foram as piscinas públicas, uma vez que Porto Alegre é uma das poucas cidades do Brasil que possui estes espaços disponÃveis para a comunidade, desde a zona Norte até o Extremo Sulâ€, afirma a titular da Smelj, Débora Garcia.
Orla - O Trecho 3 da Orla, gerenciado pela Smelj, somou 262 mil agendamentos nas 29 quadras esportivas no espaço. São quadras de beach tennis, vôlei de praia, futevôlei, grama sintética, poliesportivas de concreto, infantis e uma de tênis e de patinação. O mês de julho liderou nos agendamentos, com 27,7 mil registros, seguido por abril, com 27,5 mil, e agosto, com 26,6 mil agendamentos.
“Apesar da enchentes que atingiram a orla no final de setembro e em novembro, os espaços registraram um grande número de agendamentos, além de eventos esportivos importantes em 2023, como a Ligay, o STU e o Sunset Gamesâ€, completa Débora.
Â
Cristiano Vieira